Ativo 3

Capela de Cocais será reaberta neste domingo

A comunidade católica de Cocais assistirá neste domingo (30/05), às 16h, a reabertura da Capela de Nossa Senhora das Vitórias. A solenidade começará na escadaria da capela, em seguida com a bênção das portas, recebimento da chave do templo e procissão de entrada até o altar. Devido à pandemia do Coronavírus, os convites para a cerimônia foram limitados.

 

O templo ficou fechado por 10 anos após a interdição em 2011. Em 2020, a administração municipal autorizou a reforma e aprovou a liberação de R$179 mil em recursos próprios sob deliberação do COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. 

 

O Secretário de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica, Homero Quinete ressalta a importância do investimento. “Trata-se de um importante investimento na cultura da nossa cidade, que ao longo dos últimos governos ficou ao desdém, haja vista que com o convênio feito pelos governos anteriores com a Secretaria de Estado dos Direitos Difusos os recursos, apesar de terem aberto até conta no Banco do Brasil, nunca chegaram ao município”, informou.

 

VALOR HISTÓRICO E RELIGIOSO

Construída em 1955, a Capela foi obra dos próprios moradores por incentivo de dois padres da época, Pe. José Gonçalves da Costa e Pe. Renato Van Gessel. A edificação em alvenaria desenvolveu-se em regime de mutirão, incluindo a fabricação dos tijolos, das portas, janelas e da estrutura do telhado, com madeira extraída nas redondezas e transportada em procissão nos lombos de burros. Em 1999 a igreja teve seu tombamento realizado com a finalidade de preservar as peculiaridades do templo, típico do meio rural.

 CUIDADOS NA REFORMA

O restauro procurou seguir todos os rigores dos projetos executados em elementos tombados, mantendo a originalidade da edificação nas partes externas e internas. A pintura da fachada buscou valorizar os entalhes e detalhes em relevo que adornam as janelas, a porta principal, os pilares laterais e o baldrame. A beira e o forro do telhado foram substituídos e a cobertura do sino na área externa, refeita. Os altares passaram por um processo de descolonização e recomposição de detalhes além de um minucioso trabalho de pintura. A imagem de Nossa Senhora das Vitórias não precisou de intervenção e está preservada na forma original.

CAPELAS E GRUTAS RESTAURADAS

A Capela de Nossa Senhora das Vitórias de Cocais é a segunda restaurada pela gestão do prefeito, Dr. Marcos Vinicius. Em 2019, o município entregou à igreja a Capela restaurada de Nossa Senhora Auxiliadora, anexa ao Hospital Dr. José Maria Morais. A capela do hospital foi construída em 1942 e, assim como a capela de Cocais, ficou fechada um grande período devido à falta de conservação. Tombada como Patrimônio Cultural do município em 1997, pelo decreto 1.033, ficou fechada de 2011 a 2019, quando a administração municipal restaurou todo o imóvel e reinaugurou em 24 de maio de 2019. Além das duas capelas, a administração municipal restaurou as grutas de São José, também em Cocais, e de Santa Terezinha, no Santa Terezinha ll.

compartilhe