Categorias
Notícias

Encontro Internacional de Pianistas movimenta o Vale do Aço

 O 3º Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço começa nesta sexta, 3 às 9h, no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, com uma extensa programação, que vai até o dia 10 deste mês com masterclasses, recitais, palestras, workshops e mesas redondas.

Entre os músicos que compõem as atrações do evento estarão pianistas e professores-doutores como João Paulo Casarotti em música pela Southern University A&M College onde é diretor artístico e pedagógico; Clelia Iruzun Inglaterra); Poliphonia; Fatima Corvisier doutora pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto; Fernando Corvisier (Brasil), da Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto; Leslie Spotz (USA), da Tarleton State University; Asami Hagiwara (Japão), da University of Minnesota Duluth; Cristina Maria Capparelli Gerling (Brasil), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mauricy Martin (Brasil), da Universidade de Campinas; Michael Gurt (USA), da Louisiana State University; Alan Huckleberry (USA), da University of Iowa; Geoffrey Haydon (USA), da Georgia State University; Maurício Veloso, da Universidade Federal de Minas Gerais; Lilian Carneiro de Mendonça (Brasil), do Lilian Centro de Música- Goiânia. Os músicos convidados são Renato Martins, piano (Inglaterra);  Poliphonia; Diverso Trio Militza Franco e Souza, flauta; Celso faria, violão; Mauricio Veloso, piano. O técnico de piano George Boyd II também integra  a lista de convidados.

O produtor musical e diretor artístico do evento, João Paulo Casarotti, explica que o encontro objetiva trazer ao Brasil pianistas e pedagogos de renome internacional para o intercâmbio artístico e pedagógico. “Apesar de se tratar de um evento aberto a todos interessados, temos como principal público-alvo estudantes de piano de todas as faixas etárias, além de professores e pianistas”. Casarotti enfatiza que, além das tradicionais áreas de performance e pedagogia, o evento é focado nos campos da técnica pianística (Taubman Technique), piano wellness, piano em grupo, piano colaborativo, performance, improvisação, piano popular (brasileiro e jazz), tecnologia musical aplicada ao piano e direcionamento da carreira pianística. “O Encontro representa uma grande oportunidade para a aquisição e troca de conhecimentos, além de networking com os pianistas e professores de renomadas instituições de ensino que estarão presentes em Timóteo”, sublinha o produtor musical.

Para Andréia Maia Magalhães, uma das produtoras do evento, o Encontro não tem fins lucrativos e só se torna viável graças às parcerias da produção com pianistas, professores, participantes, comunidade e algumas empresas que colaboram com a iniciativa. “Trata-se de um evento colaborativo que conta com a organização da Southern University em Baton Rouge – USA em conjunto com o Hotel Dom Henrique e o Restaurante Baía Cabrália com o apoio institucional do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas e Vale do Aço Convention & Visitors Bureau e com a colaboração da Fundação Aperam e Unileste-MG”, enumera.

Para participar do 3º Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço o candidato deverá preencher a ficha de inscrição diretamente no website do Encontro (abaixo) e efetuar o pagamento da taxa.  Serão oferecidas bolsas de estudos parciais e integrais que cobrirão a taxa de inscrição para estudantes de piano que demonstrarem necessidade financeira e se comprometerem a trabalhar como monitores do encontro. Mais informações pelo telefone: 31 3849.9140 ou no site do evento: https://eipianova.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *