Ativo 3

Coronel Fabriciano recebe Tenda Literária

Projeto de literatura promove ação para alunos da rede pública de ensino e programação gratuita na Praça da Estação, nos dias 23 e 24 de setembro

Livros, contação de histórias, brincadeiras e a diversão do festival itinerante Tenda Literária estão chegando em Coronel Fabriciano, nesta semana, marcando a volta presencial do festival de literatura, que visa ampliar o acesso à cultura a crianças de 6 a 10 anos de idade, além de incentivar o hábito da leitura e levar atividades de lazer gratuitamente. O projeto é viabilizado com patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Aperam Acesita, com a realização da Criativo Produções, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

A Tenda Literária começou nesta terça-feira (20/9) alcançando mais de 1 mil estudantes do Projeto Mais Educação – Tempo Integral da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano. Durante as atividades no Sinttrocel e no Clube Olímpico, as crianças receberam a visita dos personagens Ariela e Dado, com a contação de histórias do Show da Ariela. 

“Anunciamos a chegada da Tenda Literária com uma ação e contação de histórias que já despertam o interesse das crianças para as atrações que vamos realizar nas praças públicas na semana seguinte. Este momento também marca a volta presencial da Tenda Literária, que foi realizada virtualmente nos dois últimos anos, em função da pandemia”, adianta o produtor da Criativo Produções, Bruno Minafra. 

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, “é fundamental no contexto da missão da Fundação Aperam, contribuir na melhoria da qualidade do ensino através do acesso à leitura e à educação em um evento como a Tenda Literária. A prática da leitura nos dias atuais está relacionada diretamente à cidadania. O evento se destaca pela difusão do conhecimento, premissa que a Fundação Aperam Acesita fomenta”, frisa Venilson.

Literatura na Praça da Estação

A Tenda Literária vai levar para a Praça da Estação, em Coronel Fabriciano, uma programação cultural diversificada na sexta-feira (23/9), das 8h às 16h30, e sábado (24/9), das 8h30 às 11h30. Entre as atrações estão a contação de histórias com Raquel Flora Manga, Professora Kakau, Nena de Castro, Dama Espaço Cultural e Grupo Historiarte. O Instituto Ideias também vai marcar presença na Tenda Literária, apresentando jogos pedagógicos e lúdicos, feitos a partir do reaproveitamento de madeira, que trabalham a cognição, a coordenação motora e envolvem muita criatividade. 



compartilhe