Ativo 3

Paraíso renova convênio

O congado é uma das mais importante expressões culturais de Paraíso. Foto: Elvira Nascimento
 
 
Mesmo em meio a crise do coronavírus e todas as suas implicações, a Prefeitura de Paraíso e o CTMAM renovaram esta semana, o convênio de cooperação técnica e gestão do turismo. Como de praxe, o acordo foi renovado pelo período de 12 meses e permite ao CTMAM o fortalecimento e desenvolvimento das atividades turísticas e eventos de forma sustentável por meio da integração contínua dos municípios filiados. O convênio, entre outros benefícios, garante ao município a possibilidade de obter recursos estaduais e federais como o ICMS Turismo.
 
Perto de completar 28 anos de emancipação, Santana do Paraíso é um dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço e tem em seus território várias trilhas, matas, lagoas e cachoeiras abertas à visitação. A Igreja Matriz de Santana é o principal marco do município e é mantida pela paróquia local. No dia a dia, o fluxo turístico é gerado por diversos eventos como: a festa de aniversário de Santana do Paraíso;  Festa do Tropeiro, e a novena da padroeira, Senhora Santana, que este ano, por conta do coronavírus, não serão comemorados como de costume. 
 
Recentemente, Paraíso recebeu nota  10 da Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais) nos quesitos avaliados para receber as parcelas do ICMS Turismo, em 2020. O recurso é garantido por Lei Estadual, que destina parte da arrecadação do tributo para fomentar ações e projetos turísticos na cidade

compartilhe