Ativo 3

Rota turística de Ipaba ganha reconhecimento do Estado

A Rota Turística do Mutum, localizada na zona rural de Ipaba, recebeu no final de dezembro, o Certificado de Reconhecimento de Boas Práticas do Turismo de Minas Gerais, na categoria Promoção e apoio à comercialização. Concedido pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), o documento reconhece os projetos cujas ações representem  a mobilização e a cooperação nos destinos turísticos, fortalecendo toda a cadeia econômica envolvida. Segundo comunicado oficial, a Rota teve a aprovação e a recomendação do Conselho Estadual de Turismo, que analisou o projeto em suas câmaras temáticas, sendo o mesmo um dos principais destaques entre as 130 propostas recebidas.  

Criada pela Prefeitura de Ipaba, através de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, a Rota do Mutum tem 23 quilômetros, começando na Fazenda Santa Marta, passando pela Fazenda Macedônia e pela comunidade Beija Flor, terminando no Vale Verde. Em toda sua extensão,  os turistas podem vivenciar o cotidiano de uma propriedade rural, vendo, em muitas delas, a ave que dá nome ao percurso e que está ameaçada de extinção. Os participantes podem também conhecer o trabalho de reintrodução do Mutum na natureza, além de curtir a natureza exuberante e conhecer a produção familiar de produtos típicos mineiros, que são comercializados.

Para o presidente do Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), Hélio Anício, este reconhecimento é mais uma prova do bom trabalho realizado pelo município, sendo muito importante um destino turístico que preserve a natureza, a cultura e as belezas locais, engrandecendo e incentivando esta atividade na Região da Mata Atlântica. “Quem ainda não conhece deve fazer isso logo. A rota nos reserva muitas surpresas! Ações como essa fazem  Ipaba se desenvolver cada vez mais, com a história, a cultura, o meio ambiente e o turismo andando juntos neste processo. Quero deixar meus parabéns ao prefeito Geraldo Reis, o secretário de Turismo Diego Franco, e toda sua equipe pela vitória alcançada”, comentou.

Para saber mais sobre a Rota do Mutum e programar um passeio, os interessados podem entrar em contato com a agente de turismo Ana Cleide Santos, que regularmente promove excursões para turistas. O telefone de contato é (31) 98790-3061.

compartilhe