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Semana Nacional do Turismo movimenta capital mineira

Representantes do trandig turístico de todo o Estado e de outras partes do país se reuniram esta semana em Belo Horizonte, participando da 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, teve como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor, que movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente sete milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional.

Para celebrar a primeira edição do evento, o ministro Marcelo Alvaro Antônio assina nesta sexta-feira um memorando de entendimento para duas iniciativas inéditas em conjunto com a OMT (Organização Mundial de Turismo) o Wakalua e o Programa Nacional de Gastronomia. No campo da tecnologia, o Hub de inovação da OMT –Wakalua– terá no Brasil sua primeira unidade em solo sul-americano. O objetivo será promover soluções inovadoras para o setor de viagens por meio de startups. O programa lançado em janeiro, em parceria com a Globalia, está presente em mais de 150 países.

Já no segmento gastronômico, o Programa Nacional de Gastronomia prevê uma parceria com o Sebrae e a OMT para utilizar a culinária brasileira como incentivadora e impulsionadora do turismo no Brasil, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. A ideia é que o programa seja baseado no que hoje é realizado no Peru, que mudou a cara do turismo no país e se consolidou como um dos principais destinos turísticos gastronômicos do mundo.

“Promover a Semana Nacional do Turismo é a melhor forma de valorizar essa atividade tão importante para a geração de emprego e renda do nosso povo. Tivemos um ano excelente para o setor, com conquistas inéditas que merecem ser celebradas e divulgadas para todos que acreditam no turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, afirmou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

Ainda durante a programação oficial houve um momento para valorizar e reverenciar profissionais e iniciativas de destaque no turismo brasileiro. O Palácio das Artes foi o local escolhido para anunciar os grandes vencedores da segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento teve por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País. Em sua primeira edição, no ano passado, foram consagradas sete iniciativas entre 208 projetos habilitados, que contribuíram para o fortalecimento do mercado de viagens. Também foram reconhecidos cinco profissionais com atuação destacada na área, que venceram a disputa com outros 24 finalistas, num total de 44,2 mil avaliações.

Outros Eventos
A Semana Nacional do Turismo abrigou ainda outros eventos, como a 10ª Reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), grupo técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados; e a reunião do Conselho Nacional do Turismo, que realizou seu último encontro do ano. Além disso, a capital mineira hospedou a 8ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo, Fornatur.

O Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), participou do evento, por meio de seu presidente, Hélio Anício de Almeida.  Ele aproveitou momento para  entregar ao representante do Ministério do Turismo um ofício solicitando acompanhamento e atenção especial em relação aos nossos convênios junto ao SICONV para sinalização turística.

Hélio Anício também participou da Assembleia Geral da Fecitur. Na oportunidade foi aprovado o Plano de ações 2020 e montada uma força tarefa junto a ALMG para aumentar a alíquota do ICMS Turístico, além de se discutir sobre a possibilidade de se realizar cursos decapacitação para os Circuitos Turísticos junto ao Senac/MG.

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