O distrito de Baixa Verde, em Dionísio, foi palco de uma programação especial no último fim de semana, dentro das comemorações da tradicional Festa do Trabalhador. O destaque ficou por conta do 1º Encontro de Ciclistas, realizado na manhã do feriado de 1º de maio, reunindo amantes do pedal de cidades vizinhas. Com uma programação plural que movimentou a cidade por três dias, a Festa do Trabalhador em Dionísio mostrou força como celebração popular e incentivo à integração entre as comunidades através do Turismo de aventura. O passeio teve início às 8h30, com saída da Lagoa do Baianinho. Logo cedo, os participantes foram recebidos com um café da manhã reforçado, e após o percurso, o almoço foi servido na Praça de Baixa Verde, onde os 100 primeiros inscritos também receberam medalhas em reconhecimento à participação.
Durante o evento, o prefeito Marciny Pereira destacou a importância da união entre tradição, esporte e entretenimento: “Agradeço muito a presença de todos, de cada um que se deslocaram de suas cidades para vir festejar conosco, logo cedo. Que esse seja o primeiro de muitos encontros. Esse evento é um teste, uma semente que plantamos para colher bons frutos no futuro.” O prefeito também aproveitou o momento para homenagear o morador José Horta Lês Pires (Baianinho) reconhecido por seu compromisso com a natureza e pelo exemplo de dedicação como trabalhador: “Parabéns, homem trabalhador. Que você continue encontrando condições dignas para exercer suas tarefas e superar os desafios do dia a dia. Esta é uma justa homenagem a quem tanto faz por nossa terra.”
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Dionísio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, e contou com o apoio do Sebrae, do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) e da Armva (Associação Regional dos Municípios do Vale do Aço), consolidando um esforço conjunto em prol do desenvolvimento regional e da valorização do Turismo com uma das atividades motoras da economia regional.
