Rio Piracicaba

Praca_em_Rio_Piracicaba-MG-scaled

O município de Rio Piracicaba é banhada pelo rio que lhe deu o nome, que vem do tupi-guarani, significando “lugar onde o peixe para”. É uma referência às quedas do rio Piracicaba, que bloqueiam a piracema dos peixes. Cortando a cidade de ponta a ponta, o rio, outrora piscoso, hoje sofre com uma intensa poluição.

A economia de Rio Piracicaba é voltada para a extração de minério de ferro, agricultura de subsistência e pecuária leiteira. A cidade é cortada e atendida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. A estação ferroviária está situada na avenida principal da cidade a poucos metros da rodoviária.

A cidade tem como principais atrativos turísticos as festas religiosas, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus, que acontece nos dias 1º a 3 de maio reunindo milhares de fiéis que acompanham os cortejos com as imagens do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora dos Passos e de São Miguel. Também é tradicional na cidade a festa de Nossa Senhora do Rosário, no mês de agosto, com apresentação de várias Guardas de Congado de toda a região, incluindo de Belo Horizonte e cavalgada.

O Quilombo de Caxambu também é um importante atrativo da cidade. Em breve, o município irá ministrar curso de guia de turismo para incentivar as visitas ao quilombo.

O turismo tem sido uma prioridade para a Administração Municipal desde o início de 2021. A criação do Comtur, do Fumtur e o convênio com o CTMAM foram as primeiras ações. Um cadastro para levantamento de artesãos, quitandeiras, doceiras e artistas da cidade foi realizado para incentivar a promoção do turismo como fonte de renda.

O atual quadro de conselheiros, titulares e suplentes está assim constituído:

  • Titular

    Wagner Braga de Paiva

  • Suplente

    Thais Trindade Costa dos Santos

como chegar

Galeria de Imagens