Timóteo

Fotógrafo: Nilmar Lage

O coração de Timóteo, a região central do município, ocupa uma região bem plana, mas envolta por morros que sinalizam para um – “aqui também é Minas”. Situado a 196 km de Belo Horizonte, Timóteo preserva suas tradições, como o Carnaval, o congado e, ao mesmo tempo, dá as boas-vindas à modernidade, por meio de suas indústrias, que são a principal fonte de renda dos timotenses. Timóteo, que também é conhecida como a Capital do Inox, mantém uma programação cultural rica. Boa parte dessas atrações são apresentadas na Fundação Aperam Acesita, mantenedora de um teatro que é referência regional e do casarão que abriga exposições de artes.

Timóteo é conhecida por suas paisagens, com destaque para o pico da Ana Moura, o ponto mais elevado do município, aberto à visitação. Outras atrações turísticas de Timóteo são as igrejas, por sua importância patrimonial, paisagística e simbólica, como a São José Operário, que fica na Praça Primeiro de Maio. Inaugurado em 1947, o templo foi construído pela antiga Acesita e atual Aperam South América para a celebração de cultos dos fieis da vila operária da empresa.

Posteriormente, em 1977, foi concluída a construção da Igreja Matriz de São José, localizada no bairro Timirim. A catedral foi inspirada na basílica de São Pedro do Vaticano. Além do turismo religioso, Timóteo se destaca por eventos importantes, como o Fest Country e o Encontro Nacional de Motociclistas e a Expo Inox.

O atual quadro de conselheiros, titulares e suplentes está assim constituído:

  • Titular

    Ernani José Bitencourt

  • Suplente

    Hiller Félix

como chegar

Galeria de Imagens