Ativo 3

Comunidade do Ipaneminha promove a77ª Festa de Nossa Senhora do Rosário

Tradicional celebração será realizada neste domingo 18/12, a partir de 8h, na Igreja São Vicente de Paulo


A Prefeitura de Ipatinga é parceira na realização da 77ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece no domingo dia 18 de dezembro, a partir das 8h, na Igreja São Vicente de Paulo, na comunidade do Ipaneminha. A celebração religiosa é realizada tradicionalmente pelo Congado do Ipaneminha e tem como objetivo celebrar a padroeira do grupo – Nossa Senhora do Rosário -, além de agradecer as graças alcançadas pela guarda em 2022.

A festa contará com extensa programação ao longo do dia. Todas as atividades serão abertas à comunidade. Além da Administração Municipal, o evento tem o apoio da Associação Clube Dançante
Nossa Senhora do Rosário, Comunidade do Ipaneminha e Paróquia São Pedro.


Programação:
8h – Café da manhã com as guardas
9h – Visitação à Igreja São Vicente de Paulo
10h – Apresentação do Congado do Ipaneminha – Dança da Fita
10h30 – Procissão com Rei e Rainha da Festa
11h – Missa com Padre Emanuel
12h30 – Almoço com a comunidade
14h – Bingos e Leilões
16h – Apresentação de Batuque
17h – Encerramento com a troca das coroas 


Sobre a guarda
Presente na cultura regional há 97 anos, o Congado Nossa Senhora do Rosário, mais conhecido como Congado do Ipaneminha, foi registrado como Patrimônio Imaterial do Município de Ipatinga em 2016. A dança do Congado é uma expressão popular, originária da África, e chegou ao Brasil durante a colonização, no século XVII, trazida pelos escravos. Na região, o Congado Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1925 por José Gonçalves de Almeida. A origem se deu pela influência dos tropeiros, procedentes da cidade do Serro, que passavam também por Ferros, Joanésia, Mesquita, Santana do Paraíso e Ipaneminha.

Fonte: Prefeitura de Ipatinga

compartilhe