Ativo 3

Concessão do Perd chega na etapa de Consulta Pública

O Governo de Minas publica, nesta quinta-feira, 27, a abertura da consulta pública do projeto de concessão dos serviços de visitação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

Com a publicação, o iEF (Instituto Estadual de Florestas) busca a presença da sociedade na construção do projeto, promovendo audiência pública e reuniões com a comunidade local para equilibrar a preservação da natureza com o desenvolvimento socioeconômico.

A consulta terá duração de 60 dias. No dia 13 de setembro, às 15h, ocorrerá a audiência pública presencial no auditório da prefeitura de Timóteo, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Meio Ambiente. Além disso, estão previstas reuniões com as populações locais entre os dias 9 e 11 de agosto, além de rodas de conversas com potenciais investidores em data a ser agendada

O projeto de concessão prevê investimentos no montante de R$ 30,7 milhões no Perd e um aumento no número de visitantes, trazendo benefícios como: economia de recursos públicos na manutenção do parque e geração de, aproximadamente, 55 empregos diretos e 1.089 indiretos, gerando uma renda anual de R$ 1,8 milhão.

A concessão do Perd não envolve a transferência da propriedade do parque, que continuará sendo do Estado. Refere-se apenas aos serviços de visitação, permitindo ao IEF concentrar seus esforços na conservação ambiental e na gestão eficiente.

Saiba mais www.ief.mg.gov.br

compartilhe