Começou hoje a Inox Bike, evento que marca o lançamento oficial da Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo. A iniciativa, parte do Campeonato Mineiro de XCM 2024, promete atrair ciclistas e entusiastas de toda Minas Gerais, consolidando a região como um destino de destaque no turismo de aventura. O evento acontece em uma super-estrutura armada na Praça 1º de Maio, no Centro Norte (antiga Aceita), em Timóteo.
Durante este primeiro dia, o ciclista e empresário Fábio Santos ministrou uma palestra sobre segurança no ciclismo, destacando a importância da prática do esporte com cuidado e atenção. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre medidas preventivas e a importância do uso correto dos equipamentos de proteção. Os dois dias do evento serão também abrilhantados com apresentações culturais de artistas da região.
Neste domingo, dia 18, a programação inclui a entrega dos kits aos atletas inscritos na Inox Bike, das 7h às 8h30, na Praça. A prova terá início às 9h, seguida por estandes, food trucks, cervejarias e espaço kids até às 15h. O lançamento oficial da Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo está marcado para as 13h15, com a premiação da Inox Bike acontecendo às 14h.
Sobre a Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo: Com um percurso de 196 km, a rota passa pelos municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. Ao longo do caminho, os ciclistas e turistas podem explorar museus e monumentos dedicados aos tropeiros, igrejas centenárias, cachoeiras, lagoas, picos panorâmicos e mirantes, imersos na natureza exuberante da região.
A expectativa é grande para essa nova rota de cicloturismo, que não só valoriza a cultura e história dos Vales dos Tropeiros, mas também promove as belezas naturais da região. Entidades locais, artesãos, comerciantes e entusiastas se uniram em um esforço colaborativo para criar uma experiência única e sustentável para os turistas.
O projeto é resultado do trabalho de entidades como o Sebrae-MG, CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, Armva (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço), governos municipais, grupos de ciclistas e empresários da cadeia produtiva associada ao turismo.