INSTITUCIONAL

Institucional

Fundada em julho de 2001, a Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, conhecida como CTMAM, é uma instância de governança regional que visa organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística de forma sustentável e descentralizada, com a participação da sociedade civil, sob a tutela da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult). Atualmente somos 18 filiados, mantemos parcerias com diversas entidades e fomos cofundadores dos projetos Turismo no Vale e Sabores e Natureza.

O CTMAM, cuja certificação oficial ocorreu em dezembro de 2009, é uma entidade sem fins lucrativos, cuja principal função é gerenciar a discussão, análise e aplicação das políticas públicas de regionalização do turismo em Minas Gerais. Essas ações fazem parte do modelo de gestão das regiões turísticas que seguem as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Governo Federal.

O atual quadro de associados ao CTMAM tem os seguintes municípios: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga.

Destinos Turísticos

Destinos Turísticos

Mapa do Circuito Ctmam​

O CTMAM já estabeleceu parcerias de colaboração e troca de know-how com entidades como Sebrae/MG, Vale do Aço Convention & Visitors Bureau (VAC&VB), Sindhorb, Sindcomércio, Sindvest, Instituto Cenibra, Fundação Aperam e Instituto Usiminas.

Junto com o Sebrae e com o apoio das entidades acima citadas, o CTMAM criou o Projeto Turismo no Vale. Iniciado em 2011, ele tem como propósito capacitar e orientar os empreendedores locais para a exploração de seus filões econômicos. Nesse período, foi elaborado um diagnóstico turístico da região, uma pesquisa de mercado, consultorias especializadas e palestras de sensibilização junto ao empresariado e uma capacitação especializada na ideia da “Cultura da Cooperação”. Outra importante ação foi a criação da marca “Vale do Aço – Destino Turístico. ”

Através do Turismo no Vale, o CTMAM e o Sebrae já catalogaram mais de 200 atrativos turísticos naturais, culturais e eventos permanentes, além dos mais variados serviços de gastronomia, incluindo os prestigiados festivais “Comida diButeco”, “Rota dos Sabores”, “Ipatinga Gourmet” e o “Circuito Gastronômico de Timóteo”, este último promovido pelo Circuito. Outra meta traçada é nos próximos anos transformar o Vale do Aço em um dos principais destinos de eventos e convenções de Minas Gerais.

O CTMAM desenvolveu, em parceria com os circuitos Pico da Bandeira (CTPB) e Rota do Muriqui (CTRM), o projeto Sabores & Natureza, que teve como premissas o trabalho de divulgação mútua das atrações, festivais e eventos das regiões gerenciadas pelas entidades e no longo prazo a consolidação de uma rota turística ligando o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) ao Parque Nacional do Caparaó (ParnaCaparaó), passando pela RPPN/Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga.

O CTMAM já estabeleceu parcerias de colaboração e troca de know-how com entidades como Sebrae/MG, Vale do Aço Convention & Visitors Bureau (VAC&VB), Sindhorb, Sindcomércio, Sindvest, Instituto Cenibra, Fundação Aperam e Instituto Usiminas.

Junto com o Sebrae e com o apoio das entidades acima citadas, o CTMAM criou o Projeto Turismo no Vale. Iniciado em 2011, ele tem como propósito capacitar e orientar os empreendedores locais para a exploração de seus filões econômicos. Nesse período, foi elaborado um diagnóstico turístico da região, uma pesquisa de mercado, consultorias especializadas e palestras de sensibilização junto ao empresariado e uma capacitação especializada na ideia da “Cultura da Cooperação”. Outra importante ação foi a criação da marca “Vale do Aço – Destino Turístico. ”

Através do Turismo no Vale, o CTMAM e o Sebrae já catalogaram mais de 200 atrativos turísticos naturais, culturais e eventos permanentes, além dos mais variados serviços de gastronomia, incluindo os prestigiados festivais “Comida diButeco”, “Rota dos Sabores”, “Ipatinga Gourmet” e o “Circuito Gastronômico de Timóteo”, este último promovido pelo Circuito. Outra meta traçada é nos próximos anos transformar o Vale do Aço em um dos principais destinos de eventos e convenções de Minas Gerais.

O CTMAM desenvolveu, em parceria com os circuitos Pico da Bandeira (CTPB) e Rota do Muriqui (CTRM), o projeto Sabores & Natureza, que teve como premissas o trabalho de divulgação mútua das atrações, festivais e eventos das regiões gerenciadas pelas entidades e no longo prazo a consolidação de uma rota turística ligando o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) ao Parque Nacional do Caparaó (ParnaCaparaó), passando pela RPPN/Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga.

O CTMAM já estabeleceu parcerias de colaboração e troca de know-how com entidades como Sebrae/MG, Vale do Aço Convention & Visitors Bureau (VAC&VB), Sindhorb, Sindcomércio, Sindvest, Instituto Cenibra, Fundação Aperam e Instituto Usiminas.

Junto com o Sebrae e com o apoio das entidades acima citadas, o CTMAM criou o Projeto Turismo no Vale. Iniciado em 2011, ele tem como propósito capacitar e orientar os empreendedores locais para a exploração de seus filões econômicos. Nesse período, foi elaborado um diagnóstico turístico da região, uma pesquisa de mercado, consultorias especializadas e palestras de sensibilização junto ao empresariado e uma capacitação especializada na ideia da “Cultura da Cooperação”. Outra importante ação foi a criação da marca “Vale do Aço – Destino Turístico. ”

Através do Turismo no Vale, o CTMAM e o Sebrae já catalogaram mais de 200 atrativos turísticos naturais, culturais e eventos permanentes, além dos mais variados serviços de gastronomia, incluindo os prestigiados festivais “Comida diButeco”, “Rota dos Sabores”, “Ipatinga Gourmet” e o “Circuito Gastronômico de Timóteo”, este último promovido pelo Circuito. Outra meta traçada é nos próximos anos transformar o Vale do Aço em um dos principais destinos de eventos e convenções de Minas Gerais.

O CTMAM desenvolveu, em parceria com os circuitos Pico da Bandeira (CTPB) e Rota do Muriqui (CTRM), o projeto Sabores & Natureza, que teve como premissas o trabalho de divulgação mútua das atrações, festivais e eventos das regiões gerenciadas pelas entidades e no longo prazo a consolidação de uma rota turística ligando o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) ao Parque Nacional do Caparaó (ParnaCaparaó), passando pela RPPN/Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga.

GESTÃO 2021/2023​

Diretoria do CTMAM

Hélio Anício – Presidente

Daniel Papa –  Vice-presidente

Rodrigo Vieira – Diretor de Comunicação e Marketing

Hálesi de Carvalho Gomes – Secretário

Marcelo Luciano – 2º Secretário

Everaldo Ciriaco – Tesoureiro

Carla Coura – 2ª Tesoureira

Conselho Fiscal

Titulares:

Ernani Bitencourt

Erli Carlini

Vinícius Medina Pinheiro

Suplentes:

Vinícius Soares Couto

Patrícia Gonçalves

Neurilaine Franco

 

Conselho Fiscal


Titulares:

Ernani Bitencourt

Erli Carlini

Vinícius Medina Pinheiro

Suplentes:

Vinícius Soares Couto

Patrícia Gonçalves

Neurilaine Franco

Benefícios para o Associado

Como associado, o município ganha o direito de fazer parte, de maneira oficial, da política Estadual e Nacional de Turismo, passando a ter sua atividade neste setor reconhecida como um ativo de desenvolvimento social e econômico, possibilitando a obtenção de recursos que estimulem a expansão do setor, garantindo importantes avanços. Um desses recursos é o ICMS Turístico, regido pela Lei 18.030/2009, que ficou conhecido como Lei Robin Hood.

Para passar a ter direito ao mesmo, o município deve, obrigatoriamente, participar de um circuito turístico reconhecido pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo e possuir o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), constituídos e em regular funcionamento.  Desde 2012, os municípios filiados ao CTMAM receberam, juntos, mais de R$ 2 milhões em repasses. 

Com a institucionalização, em 2019, do regime de IGR pelo MTur, o CTMAM consolidou definitivamente sua posição como um dos atores no teatro de operações do processo de Regionalização do Turismo, com destaque para a implementação das políticas estabelecidas a partir do Mapa do Turismo Brasileiro.

A ação representa a chancela do governo federal para as regiões que movimentam viajantes e contribuem para o desenvolvimento do turismo nacional, cuja participação depende da integração e da cooperação entre os associados, com o desenvolvimento de uma prática de gestão compartilhada entre os entes públicos, privados e do terceiro setor. Esse processo possibilitou a inclusão total da região na edição 2019/2021 do Mapa do Turismo Brasileiro. Em todo o país, foram certificadas 333 associações regionais, entre elas o CTMAM e 2,7 mil municípios – incluídos os atuais 16 filiados ao Circuito. Além de dar reconhecimento ao trabalho e de comprovar a participação no Mapa do Turismo Brasileiro, o documento abre os caminhos para a busca de recursos financeiros, destinado pelo MTur, à projetos de estruturação e melhoria de nossos destinos turísticos.