Ativo 3

Ipatinga discute aplicação de recursos federais da cultura

Uma audiência pública na última quarta-feira, 10, marcou mais uma importante etapa do processo de discussão do uso de recursos federais na área cultural em Ipatinga.  Nesta etapa, uma série de debates permitiu a coleta de sugestões e construção de uma proposta de que definirá regras para aplicação dos benefícios.

A partir do fim das oitivas, iniciou-se nesta quinta-feira, 11 a consulta pública para recolher demandas da sociedade civil, especialmente da comunidade artística. A proposta é reunir dados que possam nortear a elaboração de um plano de ação, que prevê o repasse de R$ 2,1 milhões para o fomento de projetos culturais, oriundos do Fundo Nacional de Cultura.

“Estamos satisfeitos com o resultado desses encontros, pois houve uma participação expressiva dos artistas do município, aos quais manifestamos nosso sincero agradecimento. Agora, partimos para uma discussão conjunta, por meio da consulta pública”, salientou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Maciel Rodrigues.

A plataforma TransfereGov estará aberta à consultas até o dia 22, para que o grupo de trabalho interno possa sistematizar os dados e elaborar as diretrizes do plano de ação. Podem participar produtores residentes em Ipatinga, com idade mínima de 18 anos. Basta acessar o link https://form.jotform.com/231283459143052. Esse processo acontece em todo o país, por orientação do Ministério da Cultura.

A Lei Paulo Gustavo, batizada em homenagem ao ator e comediante fluminense que morreu vítima da Covid-19, é direcionada a ações emergenciais para mitigar os efeitos econômicos e sociais da pandemia sobre o setor cultural.