Um dos mais tradicionais shows aéreos do país estará presente no Vale do Aço neste sábado, 11, como parte das comemorações dos 60 anos de Ipatinga. É a Esquadrilha da Fumaça da FAB (Força Aérea Brasileira), que estará sobrevoando a cidade às 16h. Antes, de 9h às 10h30, os aviões do grupamento estarão no Aeroporto Regional, em Santana do Paraíso, para fotos e interação com o público.
Somando as equipes de manutenção, comunicação, saúde e administração, a Esquadrilha da Fumaça vai mobilizar 21 pessoas. A exibição envolverá sete aeronaves turboélice, modelo A-29 Super Tucano.
O show é recheado por mais de 50 manobras de alta performance, com duração de cerca de 35 minutos. Entre as principais acrobacias estão a bomba, o desfolhado, o break, o looping, o tonneau reverso e o coração. O voo invertido em formação, especialidade do EDA, é exclusivo, e garante à Esquadrilha um recorde mundial que se mantém desde 2006: 12 aeronaves voando de cabeça para baixo por 30 segundos, percorrendo três mil metros.
A Esquadrilha da Fumaça é reconhecida mundialmente por sua impressionante performance aérea. Composta por pilotos altamente habilidosos, a equipe executa manobras arrojadas e sincronizadas que encantam o público em eventos aeronáuticos e festivais pelo Brasil e até mesmo no exterior. Suas acrobacias no céu, acompanhadas por rastros de fumaça colorida, criam um espetáculo visual inesquecível, demonstrando precisão, destreza e profissionalismo da mais alta qualidade.
Além de entreter multidões com suas acrobacias, a Esquadrilha da Fumaça também desempenha um importante papel na promoção da aviação e na inspiração de jovens aspirantes a pilotos. Com suas apresentações impecáveis, eles inspiram admiração e orgulho, representando o espírito de excelência e dedicação das Forças Armadas do Brasil.
O prefeito Gustavo Nunes expressou sua gratidão por receber novamente esse show acrobático que encanta a todos, ressaltando a honra para a cidade sediar, sem custos, a exibição dos oficiais aviadores. “Pedimos também à população que não se atrase. O ideal é chegar com antecedência para não perder nem um minuto desse espetáculo maravilhoso, que é reconhecido não só no Brasil, mas em todo o mundo”, aconselhou.