Ministério do Turismo defende união de esforços para mais avanços no setor

A secretária executiva do MTur (Ministério do Turismo), Ana Carla Lopes, destacou a importância da união entre setor público e privado para impulsionar o turismo durante o painel “Vai Turismo, Rumo ao Futuro”, promovido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Ela enfatizou a necessidade de políticas públicas que equilibrem desenvolvimento econômico, social e sustentável, especialmente com a COP30 em Belém, reforçando que o turismo beneficia tanto visitantes quanto comunidades locais. Ana Carla também ressaltou a parceria do MTur com o CNT (Conselho Nacional de Turismo).

O diretor da CNC, Alexandre Sampaio, reforçou que a colaboração entre governo e iniciativa privada é essencial para inovação e sustentabilidade no setor. O governador do Amapá, Célio Luís, destacou a melhoria da conectividade aérea na região Norte e agradeceu ao MTur pelo apoio ao turismo local. Já o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Marcelo Álvaro Antônio, elogiou o ministro Celso Sabino pelos recordes alcançados, afirmando que o setor está em crescimento.

O painel também contou com a presença de outros especialistas, como Cassio Garkalns e a senadora Dorinha Seabra. Os resultados do turismo em 2024 e 2025 foram destacados, com recordes de visitantes internacionais e receita de US$ 7,3 bilhões. A CNC ainda apresentou a Agenda Institucional 2025, que prioriza investimentos em infraestrutura, transporte e sustentabilidade para fortalecer o setor, o que se traduz em números positivos na área.