MTur promove conferência de governanças regionais do Turismo do Sudeste e Centro-Oeste

Hélio Anício e representantes de outras IGRs com o secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi,

A cidade de Goiânia (GO) foi palco da Conferência de Governanças Regionais de Turismo das Macrorregiões Sudeste e Centro-Oeste, que reuniu gestores públicos e privados para discutir avanços na integração de políticas públicas. Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Goiás Turismo (Agência Estadual de Turismo), o encontro proporcionou a adequada interlocução do órgão junto às Unidades da Federação, reforçando o protagonismo das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e de seus interlocutores estaduais na definição de ações na área.

A conferência, que aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, foi uma iniciativa compartilhada entre o MTur e a Rede de Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), contou com a participação de representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O CTMAM esteve representando por seu presidente, Hélio Anício. A pauta inclui a abordagem de questões debatidas no âmbito da Câmara Temática da Regionalização do Turismo do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

O secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi, ressaltou que o encontro é uma oportunidade de trocar experiências e dar um maior protagonismo do estados na definição dos rumos do setor. “Esta aproximação é fundamental para apresentarmos nossas ações e trabalharmos uma maior convergência com estados e municípios. O diálogo também nos permite ouvir as demandas locais e atuarmos pela consolidação de iniciativas cada vez mais integradas”, frisou Zuanazzi, que apresentou o ecossistema nacional de regionalização discutido no CNT.

A reunião, que ocorreu durante a Expo Turismo Goiás 2024, principal feira do setor no estado, contou com as presenças de Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo (Agência Estadual de Turismo) e do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo); de Bárbara Blaudt, diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do MTur, e de Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, além de interlocutores regionais, estaduais e municipais do PRT, entre outros.

O que é PRT

O Programa de Regionalização do Turismo é um dos principais canais de diálogo do MTur junto a estados e municípios. Criado em 2004, seguindo recomendações da Organização Mundial do Turismo (atual ONU Turismo), o PRT aproxima ações nos três níveis de governo. O trabalho inclui reuniões periódicas com gestores das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), que congregam representações dos poderes público, privado e da sociedade civil organizada.

A reunião trouxe novidades para os representantes das IGRs, hoje o principal motor de desenvolvimento do turismo regional