CTMAM lança banco de imagens com registros turísticos de 20 municípios da região
O trabalho contempla 20 municípios associados ao CTMAM. Novos associados também ganharão o portfólio, feito com recursos próprios do CTMAM.
Categoria: NotíciasPublicado em 19/10/2026
A IGR Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) realiza, nesta terça-feira, 20, às 9h, no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, o lançamento oficial do Banco de Imagens do Projeto FECITUR-CTMAM-CODEMGE. A apresentação ocorrerá durante a reunião da Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo e marcará mais uma etapa do trabalho de valorização e promoção dos destinos turísticos regionais.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do 1º Projeto de Estruturação e Fortalecimento das Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Minas Gerais, contemplando 20 municípios associados ao CTMAM. A produção audiovisual ficou a cargo da empresa Spasso Vídeo, com execução entre fevereiro e junho de 2026. A iniciativa foi viabilizada por meio do Convênio de Saída nº 11.954/2025, firmado entre a FECITUR e a CODEMIG, com a interveniência (mediação) da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
O projeto abrangeu as cidades de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Iapu, Ipaba, Inhapim, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Santana do Paraíso, São José do Goiabal, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga. Em cada município, foram realizadas visitas técnicas para reconhecimento dos atrativos, levantamento de informações e captação de imagens destinadas à divulgação turística.
O trabalho foi organizado em etapas que incluíram diagnóstico, roteirização técnica e narrativa, produção audiovisual e divulgação preliminar. Foram elaborados roteiros personalizados e scripts detalhados, com sugestões de imagens e textos para locução. As equipes também registraram atrativos naturais e infraestrutura urbana, além de produzirem conteúdos de bastidores e publicações nas redes sociais para divulgar a passagem pelos municípios e estimular o envolvimento das comunidades.
Como resultado, o projeto reuniu material fotográfico e audiovisual para apoiar a promoção dos destinos, ampliar a visibilidade dos atrativos e fortalecer a comunicação turística dos municípios. Os vídeos finalizados integram a documentação de execução dos serviços. O acervo constitui uma ferramenta de divulgação institucional e poderá subsidiar campanhas, publicações digitais e outras ações voltadas à apresentação das experiências, paisagens, cultura e identidade dos municípios participantes.
O lançamento faz parte de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento turístico regional. Ao disponibilizar registros produzidos em campo, o CTMAM fortalece a divulgação integrada dos destinos e contribui para ampliar o reconhecimento de suas potencialidades. A iniciativa também reforça a importância da cooperação entre municípios e instituições para consolidar o turismo como vetor de valorização cultural, geração de oportunidades e desenvolvimento econômico.
Ampliando o alcance da iniciativa, outros três municípios — Bela Vista de Minas, São João do Oriente e Tarumirim — que se associaram ao CTMAM durante o primeiro semestre, também serão contemplados. Essa etapa complementar foi viabilizada com recursos próprios do CTMAM, demonstrando o compromisso da entidade com o fortalecimento do turismo regional e a ampliação dos benefícios do projeto aos novos municípios associados. As localidades receberão portfólios fotográficos e audiovisuais produzidos segundo os mesmos padrões técnicos e de qualidade adotados no projeto original, garantindo uniformidade ao material de divulgação turística.