A Rede Turismo no Vale marcou presença de forma expressiva na Travel Next, uma das maiores feiras de turismo do Brasil, realizada em Belo Horizonte, reforçando o potencial turístico do Vale do Aço e dos 20 municípios que integram o CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas). A participação, que aconteceu durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, se deu por meio do estande da Cordilheira do Espinhaço, iniciativa apresentada pela Secult-MG (Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais). A Rede, fez parte, como convidado, do espaço do Circuito Mata Atlântica de Minas, localizado no estande montado pela Secult-MG para o evento.

Nesse período, os visitantes puderam conhecer os principais roteiros turísticos da região, com experiências que vão desde passeios em áreas rurais até vivências culturais e gastronômicas. Roteiros como Ipatinga Rural, Rota do Mutum, Serra dos Cocais e Vale dos Tropeiros Cicloturismo chamaram atenção pela autenticidade e diversidade de atrativos naturais e culturais.

No segundo dia da Travel Next, uma missão técnica com empreendedores da Rede também esteve presente, levando ao público o histórico e os resultados do Projeto de Desenvolvimento do Turismo no Vale do Aço, em andamento desde 2011. A iniciativa é fruto de uma parceria entre CTMAM, Sebrae/MG, Vale do Aço Conventions & Visitors Bureau (VAC&VB), Armva e Emater-MG.

A turismóloga Cidinha Sampaio, representante da Rede, apresentou ao público o trabalho colaborativo que vem sendo construído ao longo dos anos, destacando a missão da Rede, o planejamento estratégico e as ações em curso para estruturar e fortalecer o setor turístico regional.
A participação na Travel Next foi mais que uma vitrine: foi uma demonstração clara do amadurecimento do turismo no Vale do Aço, do engajamento dos seus empreendedores e do esforço coletivo em posicionar a região como um destino atrativo, sustentável e preparado para oferecer experiências únicas e memoráveis.

Em um evento voltado para negócios e conexões entre agentes de turismo e destinos globais, o Vale do Aço brilhou como uma novidade promissora, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e sua capacidade de inovar na oferta de produtos turísticos autênticos.
