A cidade de São Domingos do Prata sediou na última semana, uma reunião estratégica sobre o desenvolvimento do cicloturismo na região. O encontro, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, contou com a presença do prefeito Fernando Rolla, além de representantes das cidades envolvidas na rota, ciclistas, empreendedores e órgãos importantes como a Armva (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço) e o CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas). O objetivo central foi discutir o fortalecimento da Rota Vales dos Tropeiros e apresentar o estágio atual da política de turismo local.
Durante a reunião, foram apresentados o catálogo de produtos associados à Rota e integram o trajeto. Os participantes também discutiram o fortalecimento da governança do projeto, além de orientações para demandas específicas, como a confecção de mapas, o georreferenciamento e a indicação de trajetos que incluem a inserção do município de Jaguaraçu na rota. Com quase 200 km de extensão, a Rota Vales dos Tropeiros é dividida em quatro etapas, conectando Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias, voltando ao ponto de partida, em Timóteo.
Outro ponto de destaque foi a apresentação dos preparativos para o evento “O Vale Além do Aço”, marcado para o dia 28 de novembro, em Ipatinga. Na ocasião, serão apresentados os roteiros e rotas da região, já prontos para comercialização. A iniciativa promete impulsionar o turismo, destacando a rica diversidade de paisagens, cultura e produtos locais que atraem visitantes de todos os lugares. A reunião reafirmou o compromisso da região Turística da Mata Atlântica em consolidar sua posição como destino estratégico no cicloturismo mineiro. A integração de esforços entre municípios, empreendedores e ciclistas é vista como essencial para promover o desenvolvimento sustentável e ampliar a visibilidade da Rota Vales dos Tropeiros, fortalecendo o turismo e a economia.