Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo fortalece turismo na região da Mata Atlântica

Lançado no último domingo, 18, projeto da Rede Turismo no Vale prepara donos de pequenos negócios locais para receber visitantes

Um caminho repleto de experiências e tradições mineiras, onde o contato com a natureza é intenso e as paisagens são revigorantes. Assim é a Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo, novo destino turístico do Vale do Aço e região voltado para o ecoturismo, a aventura e o esporte. A cerimônia de lançamento ocorreu no último domingo (19), na Praça 1º de Maio, em Timóteo, durante o Inox Bike – Campeonato Mineiro de XCM 2024.

O evento reuniu 400 competidores, além de visitantes e simpatizantes do esporte que puderam conhecer os principais atrativos da Rota, entre cachoeiras, lagoas, picos panorâmicos e mirantes em meio à natureza exuberante da região. O trecho de 196 km passa pelos municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias, e inclui monumentos em homenagem aos tropeiros, museus, fazendas antigas e igrejas centenárias, que oferecem aos turistas a oportunidade de vivenciar a cultura e a história da região.

A estruturação da Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo é resultado do trabalho em conjunto do Sebrae Minas, Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), gestores municipais, Associação dos Ciclistas de Timóteo (ACTIM) e empresários da cadeia produtiva associada ao turismo.

O gerente do Sebrae Minas Fabrício Fernandes reforça que a iniciativa fortalece a identidade regional e incentiva a criação de novos negócios. “O próximo passo é preparar os empreendimentos da região para receber os ciclistas. A previsão é que a Rota seja comercializada por receptivos da região ainda neste semestre, estimulando a geração de emprego e renda para centenas de famílias”, diz.

Mineiridade

O passeio ao longo da Rota inclui também uma variedade de experiências gastronômicas, desde queijos e doces artesanais até as quitandas servidas nos tradicionais cafés coloniais das fazendas. “É uma nova referência do cicloturismo no estado, que contribui para promover a cultura, história e biodiversidade local. Que todos possam explorar esse trecho, experimentar e valorizar os produtores da região”, afirma a subsecretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira.

O proprietário da pousada Alfié Real, José Antônio de Oliveira, espera que a Rota seja um atrativo para mais turistas, e fomente os negócios locais. “Com a estruturação e a divulgação deste novo atrativo, as potencialidades da nossa região poderão ser melhor exploradas e ganhar mais visibilidade”, destaca.

Próximos passos

Ainda neste mês de agosto, está prevista a realização de uma consultoria sobre transformação digital e desenvolvimento tecnológico voltada para o cicloturismo. O objetivo é promover a transformação digital de micro e pequenas empresas ligadas à Rota Vales dos Tropeiros. Para isso, serão utilizadas tecnologias digitais que vão permitir novas formas de interação com os clientes, e a capacidade de monetização dos serviços de forma digital.

Posteriormente, serão lançadas novas capacitações para os pequenos negócios locais voltadas para melhoria da gestão, finanças, vendas, marketing digital e atendimento. Serão promovidas também uma série de iniciativas direcionadas para o fortalecimento da governança, divulgação e promoção do percurso, como a criação do site oficial da rota para facilitar o acesso às informações sobre o destino.

compartilhe