Na foto(e-d) Priscila, Hélio, Fabiana e a subsecretária Patrícia Moreira, durante a apresentação da Rota. (Divulgação/CTMAM)
A Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo foi um dos destaques da feira Travel Next Minas, realizada nos dias 16 e 17 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte. A apresentação, ocorrida no dia 16 no auditório Mineiridade, contou com as participações de Hélio Anício (CTMAM), Fabiana Souza (Armva) e Priscila Martins (Macaúba), que detalharam o projeto para um público entusiasmado.
O evento, promovido pela Secult-MG (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais), reuniu mais de 5 mil pessoas interessadas em conhecer as novas tendências e atrativos turísticos do estado. A Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo se destacou como uma iniciativa inovadora, reforçando o potencial do ecoturismo e da valorização cultural em Minas Gerais.
A subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, que ouviu atentamente a apresentação, expressou entusiasmo com a iniciativa, destacando que a Rota é um projeto que reflete a essência mineira, unindo natureza e cultura de forma única.
O trecho de quase 200 km passa pelos municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. Pelo caminho, locais históricos e monumentos em homenagem aos tropeiros, além de igrejas centenárias, que oferecem aos turistas a oportunidade de vivenciar a cultura e história da região. Há ainda cachoeiras, lagoas, picos panorâmicos e mirantes em meio a natureza exuberante. O passeio ao longo da rota também inclui uma variedade de experiências gastronômicas, desde queijos e doces artesanais até as quitandas servidas nos tradicionais cafés coloniais das fazendas