A cidade de Timóteo sediou, nesta terça-feira, 18, no auditório do Hotel Dom Henrique, a última reunião da equipe gestora da Rota Vale dos Tropeiros Cicloturismo. O encontro reuniu ciclistas, empreendedores, representantes do setor público e entidades interessadas no desenvolvimento do projeto. A iniciativa, oficialmente lançada durante o evento Inox Bike em agosto do ano passado, visa fortalecer o cicloturismo regional, promovendo tanto o esporte quanto o turismo e a economia local.
Como anfitrião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Itaércio Marinho, enfatizou a importância de encontros como esse para alinhar as necessidades do projeto e ampliar seu potencial turístico. Segundo ele, a Rota impacta positivamente setores como hotelaria, bares e restaurantes, gerando empregos e renda. Itaércio reforçou o compromisso em apoiar todas as iniciativas que fortaleçam a cultura, promovam o desenvolvimento econômico, aqueçam o turismo e impulsionem o empreendedorismo do projeto.
O analista do Sebrae, Alessandro Challub, destacou que a Rota, iniciada em 2019, é uma das primeiras iniciativas concretas de desenvolvimento e diversificação do turismo regional. Ele ressaltou o estudo que evidenciou a bicicleta como parte da cultura local, especialmente entre trabalhadores das siderúrgicas. apoiou o projeto com consultoria técnica, criando mapas, sinalizações e orientações para os municípios participantes.
Durante o encontro, foram debatidos ajustes na sinalização e georreferenciamento da rota. Challub informou que um documento com as correções será enviado para as prefeituras. Ele também ressaltou a importância da Rota participar de dois eventos programados para maio: a Feira da Diversidade, entre os dias 6 e 9, em Belo Oriente e a Feiraço, programada para os dias 21, 22 e 23, em Ipatinga. Outra pauta abordada foi a destinação de R$ 200 mil, via emenda parlamentar do deputado Celinho Sintrocel para a construção da sede da ACTIM (Associação dos Ciclistas de Timóteo), em terreno que A próxima reunião está agendada para 15 de abril, em Antônio Dias, sob a coordenação de Fabio Campos.
Com 196 km de extensão, a Rota Vale dos Tropeiros Cicloturismo é dividida em seis trechos que conectam os municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. Este ano, Jaguaraçu foi integrado ao percurso, ampliando ainda mais o circuito e atraindo ciclistas de diferentes perfis. Cada trecho proporciona experiências únicas, destacando as belezas naturais, a gastronomia e a cultura da região. Os interessados podem acessar o site www.valesdostropeiros.com para obter mais informações.
