Ativo 3

CTMAM recebe mais uma certificação como IGR

O CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas), recebeu nesta terça-feira, 1º de agosto, a certificação que o reconhece como IGR (Instância de Governança Regional) participante do Programa de Regionalização do Turismo no âmbito estadual. A comenda, que é concedida anualmente, foi entregue pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), através do secretário Leônidas Oliveira, durante a solenidade de abertura do 5ª Encontro Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, que acontece até quinta-feira, 3 de agosto, em Belo Horizonte.

Para ser certificada, a IGR deve atender a uma série de pré-requisitos, além de reunir os municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas. Ela também, deve ser uma entidade sem fins lucrativos com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo.

Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, os circuitos são hoje o pilar da política de regionalização do turismo e no caso de Minas, uma referência para o restante do país. “O trabalho que o Circuito e os municípios fazem reafirma a ampliação e consolidação de uma política descentralizada e participativa, que é um importante fator de desenvolvimento econômico e social”, explicou.

Circuito
Programa pioneiro no turismo brasileiro, os circuitos turísticos são formados por municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade no âmbito regional de forma sustentável, através da integração contínua, consolidando uma identidade regional.

Fundada em 2001 e certificada oficialmente em 2009, a Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, conhecida como CTMAM, é uma IGR (Instância de Governança Regional) que visa organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística de forma sustentável e descentralizada, com a participação da sociedade civil, sob a tutela da Secult.

Atualmente 17 municípios integram o quadro de associados: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Inhapim, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga.