Um grupo de servidoras públicas de Ipatinga participaram no último sábado, 15, de uma imersão rural no Sítio Recanto Vovô Teixeira, na região do Tribuna. O evento foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. A atividade, parte do Programa Ipatinga Rural, ofereceu uma experiência histórica, cultural e turística, transportando as visitantes ao passado rural da cidade.
A manhã começou com uma visita guiada à propriedade, um verdadeiro museu a céu aberto, com casarão antigo, paiol, engenho e moinho de pedra. O destaque foi a participação no processo artesanal de produção de rapadura, utilizando técnicas e instrumentos preservados há quase um século. As servidoras colocaram a mão na massa e vivenciaram o ofício tradicional.

O almoço incluiu pratos típicos da cozinha mineira, reforçando a cultura gastronômica local. Depois, eles participaram de uma sessão do “Dedim de prosa” com os patriarcas da família Teixeira, ambos octogenários e que trouxeram histórias da Ipatinga antiga, anterior à era industrial.
A visita, que também teve cunho turístico, contou com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel); Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur); Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e de Administração (SMA). A atividade faz parte do Projeto Cultural Novo Olhar e é uma contrapartida do prêmio recebido pelo Outeiros de Minas no edital da Secult (Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais).
