Após o encerramento do encontro, os participantes visitaram a rampa de voo livre José Paulino, localizada na Serra da Viúva, a 700 metros de altitude
Nesta quarta-feira, 9 de abril, Santana do Paraíso sediou com grande êxito o primeiro encontro de 2025 do projeto “Trilha do Conhecimento para Gestores e Conselheiros Municipais de Turismo do CTMAM”. O evento, realizado pela manhã, no auditório da Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes dos municípios associados, reforçando a importância da capacitação para o turismo regional.

O grupo que participou do primeiro encontro do Trilha do Conhecimento, representando cada um dos filiados ao CTMAM – momento de aprendizado e troca de experiências.
Este primeiro encontro da série, fruto da parceria entre o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) e a Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, superou as expectativas. Com uma palestra dinâmica ministrada pela Turismóloga Cidinha Sampaio, uma das maiores autoridades do setor no Vale do Aço, o evento abordou conceitos essenciais para a gestão turística, alinhando teoria e prática.

O vice-prefeito Oliveirinha (2ºE-D), no momento em que cumprimentava os participantes do primeiro encontro do Trilha do Conhecimento
Anfitrião do evento, o vice-prefeito de Santana do Paraíso, José Almeida – Oliveirinha, destacou a relevância da ação: “Esta parceria com o Circuito Mata Atlântica traz conhecimento essencial para fortalecer o potencial turístico da região. Com capacitação e planejamento, podemos transformar nossas cidades em destinos ainda mais atrativos, gerando oportunidades de negócios, postos de trabalho e renda.”

O presidente do CTMAM, Hélio Anício (1ºD – foto acima), celebrou o sucesso do encontro: “Este projeto é um marco para o turismo regional. A presença de conselheiros e gestores mostra o compromisso de todos com o desenvolvimento do setor. Juntos, vamos construir políticas públicas eficientes e roteiros que valorizem nossas belezas naturais e culturais, posicionando nossa região como referência em turismo.”
O “Trilha do Conhecimento” seguirá de forma itinerante até abril de 2026, percorrendo os quatro territórios que hoje compõem o CTMAM, consolidando-se como uma ferramenta fundamental para o crescimento do turismo na região.

A aula ministrada por Cidinha Sampaio foi marcada por momentos de interação, visando o aprendizado prático dos alunos
Fotos: Tailles Heliodoro