Festivais gastronômicos movimentam Inhapim e Rio Piracicaba

A gastronomia da Mata Atlântica estará no centro da programação cultural de Inhapim e Rio Piracicaba, que realizam festivais gastronômicos no fim de setembro. As iniciativas reúnem culinária, cultura, turismo e música e ampliam a participação dos municípios na agenda regional.

Em Inhapim, o VI Festival Gastronômico – Cozinha Mineira Tem Inhame terá sua programação dividida em duas etapas. O circuito gastronômico será realizado de 10 a 19, com participação de estabelecimentos locais. A fase de encerramento ocorrerá nos dias 25 e 26, reunindo participantes e representantes de municípios integrantes da IGR Mata Atlântica de Minas. Os pratos serão avaliados por sabor, apresentação, originalidade e identidade cultural, com premiações nas categorias previstas no edital. A programação também utiliza um Passaporte Gastronômico para estimular a visitação aos estabelecimentos participantes.

Em Rio Piracicaba, o Festival Gastronômico Sabores do Queijo será realizado de 25 a 27, tendo o queijo como elemento central da proposta gastronômica. A programação também contará com atrações musicais, entre elas LS Jack, Nenhum de Nós e Só Pra Contrariar. O evento pretende reunir moradores e visitantes em torno da gastronomia, da cultura e da música, com cardápios variados e estrutura preparada para receber o público. Com propostas diferentes, os dois festivais colocam produtos e referências da culinária mineira em evidência e reforçam a gastronomia como elemento de integração entre municípios, valorização cultural e movimentação turística regional.

compartilhe