Ativo 3

Artesanato Feito Em Casa reúne mais de 50 artesãos em Timóteo

Evento levou turistas da Região e consolidou como um dos melhores atrativos para divulgação de artesanato e cultura

 

Mais de 50 artesãos representando os municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço e Leste de Minas expuseram seus trabalhos na Feira “Artesanato Feito Em Casa”. Peças em madeira, aço, tecidos, fibras naturais, dentre outras matérias-primas, incluindo artesanatos com foco na decoração, infantil, trabalhos em crochê, além de uma culinária artesanal de dar água na boca, atraíram o público de aproximadamente 1.500 pessoas, que se encantaram com a beleza e a criatividade dos trabalhos expostos pelos artesãos de diversos municípios, entre eles Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Ipaba, Inhapim, Marliéria, São Domingos do Prata e Santana do Paraíso. 

A praça do Coliseu – patrimônio histórico da cidade de Timóteo, localizada no bairro Timirim, foi palco da terceira edição do evento, que reuniu artesanato, arte e cultura, marcando a retomada das atividades socioculturais no Vale do Aço, com maestria, alto estilo e muita alegria.  De acordo com a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Timirim, Mª do Rozário Aguiar, “foi um final de semana inesquecível! A vizinhança elogiou a Feira, que deixa uma grande expectativa para as próximas edições.”   O evento foi considerado pelos artesãos de alto potencial para realização de negócios a partir da comercialização dos diversos artesanatos presentes na Feira, apresentados aos 1.500 visitantes, que passaram por lá, nos dois dias de evento. A gestora do projeto- Joana Oliveira Gonçalves, afirma que o projeto fomentou de modo intensivo a venda de produtos artesanais, em montantes que superam as expectativas dos expositores em eventos deste segmento. 

“A 3° edição da feira Artesanato Feito em Casa foi o primeiro evento aberto ao público que participamos depois da pandemia. Tivemos a oportunidade de contar para as pessoas um pouco sobre nossa família e o nosso produto. Este evento permite que possamos colher futuros resultados com a fixação da marca no público! Vendemos todos os produtos e fizemos grandes amizades!”, relatou a expositora Márcia Marotta – Palmito DoceVida, produto da Rota do Mutum, do Município de Ipaba.

“Só tenho que agradecer aos organizadores por proporcionarem estes momentos tão gratificantes para nós, artesãos. A cada edição da Feira, nos tornamos mais capacitados e mais fortes para mostrar que podemos crescer cada vez mais! Parabéns, Timóteo! A nossa Feira foi sucesso total!”, comentou emocionada, a artesã Anete Cabral, representando o município de Timóteo.

A Feira Artesanato feito em casa, apresentou ao público um artesanato regional de qualidade, proporcionando também aos visitantes uma experiência turística completa, reunindo atrações artísticas. No sábado (09), o público foi agraciado com uma produção musical com repertório de música popular brasileira em ritmo dançante.

No domingo, (10), a professora de Yoga, Renata Borges, proporcionou uma aula gratuita com os benefícios da meditação com conexão entre corpo e mente. Em seguida, a criançada vibrou com a presença divertida da Boneca Ariela que pôs a meninada para cantar, dançar e brincar. A seleção e curadoria musical deu o tom especial a um evento diurno, valorizando a cidade em seu potencial turístico, com repertório de extremo bom gosto.

 “Artesanato Feito em Casa” foi um grande encontro de gerações sob o viés principal do Artesanato, que proporcionou, em praça pública, um grande e especial momento para reencontrar os amigos, socializar, dialogar com arte e cultura, ação fundamental para o lazer e turismo regional.

“O sonho de revitalizar um espaço público tão singular, como a Praça do Coliseu,  (obra do arquiteto Éolo Maia,  Ouro Preto, 27/01/1942 – Belo Horizonte16/09/2002), através de uma expressão  cultural de grande identidade local –  o artesanato, se concretiza como agente de diversidade da economia regional, a partir da realização da feira. Era tudo que a gente queria: oferecer ao público da Região a oportunidade de conhecer e reconhecer o artesanato como uma forte expressão de nossa cultura e fator de geração de renda. É gratificante realizar um trabalho, vendo as pessoas felizes e participando das manifestações da cultura popular em um só lugar e ao mesmo tempo”, ressaltou a idealizadora do evento, Joana da Arquitetura OG.

A Realização do “Artesanato Feito em Casa” é uma iniciativa da Arquitetura OG, empresa que tem como um de seus campos de atuação, projetos de interface entre a arquitetura e o patrimônio cultural.  O evento tem apoio do Edital Doce da Fundação Renova, a cooperação da Prefeitura de Timóteo e contou com a parceria das Associações de Artesãos de Timóteo e dos Moradores do Bairro Timirim e DaMa Espaço Cultural.

 

compartilhe