Conceição de Ipanema

Conceição de Ipanema

Habitada primeiramente por índios Aymorés, Conceição de Ipanema foi elevado a distrito de Ipanema através da Lei Estadual nº 336 de 27 de dezembro de 1948, porém seu início ocorreu na fazenda de Francisco Inácio Fernandes Leão, em 1.850, após a construção de uma capela em honra à Nossa Senhora da Conceição.

O topônimo de Conceição de Ipanema é formado por dois termos: Conceição, que refere-se à Maria, mãe de Jesus, e Ipanema, que na língua tupi significa “rio ruim, rio sem peixe” (y-panéma).

Entre vales e montanhas de Conceição de Ipanema, destaca-se o Rio José Pedro, que nasce na vertente do Caparaó e deságua no Rio Doce. O Rio é utilizado na produção de energia por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas e atrai turistas para as cachoeiras da Fumaça, do Bráulio e a do Zé Mata.

Na divisa dos municípios de Conceição de Ipanema e Mutum está a Pedra do Facão, com uma altitude de aproximadamente 1.308 metros, onde é possível contemplar o Pico da Bandeira durante sua subida.

Eventos religiosos e culturais são o marco referencial do município: Festa da Colheita da Igreja Evangélica Luterana da Comunidade do Funil, Colônia de Alemães, Festa Junina, Festa do Conceiçoense Ausente, Festa do Concurso leiteiro, Festa de Sete de Setembro e Festa da Padroeira do município, que fomentam o turismo.

O turismo gastronômico e rural de Conceição de Ipanema agrega valores econômicos a partir da produção manufatureira e artesanal. Café, leite e cana de açúcar embelezam serras e movimentam engenhos. A produção do açúcar mascavo e a colheita do café constituem receitas típicas na produção de doces e quitandas.

Conceição de Ipanema é terra onde se vive com dignidade e aconchego. Venha nos visitar!

O atual quadro de conselheiros, titulares e suplentes está assim constituído:

  • Titular

    Tatiane Alves Pavione

  • Suplente

    Ruderson Santos Carvalho

como chegar

Galeria de Imagens