O viaduto da Prainha, em Antônio Dias, é das mais belas obras de arte da nova BR 381
Após três tentativas, a operação da BR-381, que liga Belo Horizonte ao Leste de Minas, foi finalmente concedida à iniciativa privada. O leilão, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, nesta quinta-feira (29), resultou na vitória da empresa 4UM, antiga JMalucelli, que ofereceu o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, 0,94%. Com a concessão, estão previstos investimentos de R$ 5,5 bilhões em melhorias na rodovia, além de R$ 3,7 bilhões para despesas operacionais, prometendo transformar a infraestrutura da estrada.
Entre as principais obras previstas estão a duplicação de 106 quilômetros, correções de traçado, a construção de áreas de escape, pontos de parada para caminhoneiros, e 23 passarelas. Essas melhorias não só visam aumentar a segurança e fluidez no tráfego, mas também prometem impulsionar o turismo na região da Mata Atlântica, já que a BR-381 é uma rota importante para turistas que visitam os parques e as reservas naturais da região.
O impacto positivo do projeto vai além da infraestrutura. A concessão deve gerar 80 mil empregos diretos e indiretos durante as obras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região. O fortalecimento da BR-381 como um corredor de escoamento e ligação entre Belo Horizonte e o Vale do Aço também promete atrair investimentos, potencializando o turismo e o comércio local.
Com um prazo de concessão de 30 anos, as obras na BR-381 representam uma transformação estratégica para Minas Gerais e, principalmente, a região Leste. Nela, está inserida a Região Turística da Mata Atlântica, conhecida por suas belezas naturais e diversidade cultural e ecológica, trazendo benefícios incotáveis pela melhora na acessibilidade, atraindo visitantes e fomentando o turismo.