Ativo 3

Conheça a Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo

O projeto Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo é uma iniciativa do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) em parceria com o Sebrae/MG, Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau,Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço), empreendedores e profissionais especializados em cicloturismo e em turismo sustentável, visando promover o uso da bicicleta como meio de lazer na região.

A área de abrangência do CTMAM é conhecida por sua riqueza histórica, cultural e natural, além de ser cercada por montanhas e contar com uma grande diversidade de fauna e flora, rios, lagoas e cachoeiras, belíssimas serras, campos, vales e matas, garantindo ao participante uma experiência única e inesquecível.

A Rota Vales dos Tropeiros tem um trecho principal de 196 Km, dividido em quatro etapas entre cinco municípios: Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. Durante o caminho, outras rotas, com mais atrativos, também são sugeridas aos turistas.

O cicloturismo é uma atividade que combina o prazer do pedal com a exploração da natureza e da cultura local. Com o projeto, os turistas poderão desfrutar de uma experiência única, pedalando por trilhas e estradas pitorescas, conhecendo as belezas naturais, a história e a gastronomia local. A Rota passará por cachoeiras e mirantes, por lugares e fazendas históricas e há também opções mais desafiadoras para ciclistas experientes, com caminhadas e paisagens de tirar o fôlego.

O cicloturismo no Vale do Aço é uma oportunidade para os amantes da bicicleta conhecerem uma região encantadora e cheia de história, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e a preservação ambiental. Uma experiência inesquecível para quem deseja se conectar com a natureza e com a cultura local.

Por fim, a implantação de uma rota de cicloturismo vai trazer diversos benefícios para a região, como a promoção do turismo sustentável, a valorização da cultura local, a geração de emprego e renda, além de incentivar a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade de vida da população.