Ativo 3

CTMAM aparece com destaque em nova versão do Mapa do Turismo

Divulgado este mês pelo Governo Federal, o Mapa do Turismo Brasileiro registrou a atualização de 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país. Na atual área de gestão da IGR Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), 14 municípios foram relacionados nesta mais recente versão do Mapa.

O novo número orienta a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos da União para a elaboração ou revisão de planos, estudos e planejamentos, visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Desde o ano passado, a plataforma está disponível durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reforçou a importância de os municípios manterem seus cadastros atualizados. Ela ressaltou que essas informações permitem ampliar a potencialidade do turismo em todo o território brasileiro. “O Mapa ajuda ampliar a representatividade dos nossos destinos, que são diversos pelo país, principalmente neste momento de reconstrução do turismo nacional. Por isso, municípios que ainda não atualizaram seus dados: acessem a nossa plataforma e contribuam para um novo turismo em nosso país”, pontuou.

Proporcionalmente, as regiões Sudeste e Sul do país registram mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema. Quanto aos estados, o Espírito Santo contabilizou quase 90% de todas as cidades inseridas no Mapa, seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 75% dos municípios, em cada estado, com informações atualizadas no sistema do Ministério do Turismo. No Nordeste, Alagoas e Sergipe registraram os maiores percentuais de cidades inseridas. Já no Norte, Acre e Roraima puxaram os índices na região. No Centro-Oeste, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também impulsionaram o Mapa.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios que devem observar os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial 41/2021, construídos em conjunto com os Estados, que podem ainda definir exigências complementares. Além disso, a cidade precisa dispor de uma secretaria ou departamento de turismo; uma dotação orçamentária específica; possuir prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur e ter um conselho de Turismo ativo. Por fim, eles devem comprovar a filiação a uma instância de governança regional de Turismo, no caso de nossa região, o CTMAM.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados têm até 30 dias para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento será válido por um ano.

Manual
O Ministério do Turismo também lançou o “Manual do Interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo”. Trata-se da apresentação das atribuições desses profissionais que somam com a implementação da Política Pública de Turismo por meio da regionalização em todo o país. O Manual encontra-se disponível no Portal “Estratégias Territoriais para o Desenvolvimento Turístico” – Ministério do Turismo, sítio eletrônico www.regionalizacao.turismo.gov.br.

Novo Sistema
Neste ano, a plataforma está de cara nova! A versão SISMAPA 2.0 traz a importância e a disponibilidade do acompanhamento de todo o fluxo de análise técnica, que engloba desde o cadastro e suas respectivas renovações, realizados em âmbito Municipal, Regional, Estadual e Federal com a revisão e aprovação do Ministério do Turismo.

compartilhe