Ativo 3

CTMAM detalha ferramenta de Inventário da Oferta Turística

Promover municípios como destinos turísticos requer um intenso trabalho para atender as políticas estaduais e federais, visando fomentar a atividade turística. Atento a essa necessidade, o Circuito Mata Atlântica de Minas promoveu mais uma capacitação on-line e gratuita para gestores de turismo dos municípios associados, na tarde de quinta-feira (12/08), sobre o “Inventário da Oferta Turística”, sistema da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

A ferramenta, que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, serviços e equipamentos turísticos, foi apresentada detalhadamente durante a capacitação, ministrada pelo turismólogo e consultor do CTMAM, Bruno Minafra, com a parceria da gestora do CTMAM, Iolanda Furbino.

Para o coordenador de Desenvolvimento Rural de Mesquita, João Victor Lacerda Santos, o encontro foi mais uma oportunidade de muito conhecimento compartilhado. “A capacitação foi muito proveitosa, nos dando um norte referente ao sistema. Assim, foi possível ampliar o olhar turístico, podendo explorar melhor o turismo em nosso município”, detalhou o gestor de Mesquita.

O Sistema do Inventário da Oferta Turística foi criado pela Secult-MG com o objetivo de aperfeiçoar a utilização das informações dispostas nos documentos de levantamento e gestão da oferta turística. Com a capacitação, o Circuito tem contribuído com os municípios na elaboração e a atualização do inventário de cada localidade, que é obrigatório para municípios que fazem parte de uma Instância de Governança Regional (IGR), como o CTMAM; e norteia o planejamento, gestão e promoção da atividade turística. 

compartilhe