Ativo 3

Editais vão destinar R$ 11 milhões para projetos de Turismo e Cultura em Minas

Mais de R$ 11 milhões serão destinados para os setores de cultura e turismo de Minas até o final de 2024. O dinheiro é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais) e a Cemig, estatal mineira da área de energia. Ele foi oficializado na abertura do 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, realizado entre os dias 1 e 3 de agosto, em Belo Horizonte.

O primeiro edital será voltado para o Natal, com lançamento em setembro. O objetivo é “reforçar os traços de mineiridade” nesta época do ano. O segundo é para o Carnaval. O terceiro será o “Luzes do Patrimônio”, que viabilizará a instalação de uma iluminação moderna e de qualidade em igrejas, museus e prédios históricos.

“E neste momento estamos trabalhando na construção de um quarto edital a ser lançado um pouco mais a frente e 100% focado no interior de Minas Gerais. Ele vai incentivar e promover a realização de festivais e festas tradicionais dos nossos municípios. Sabemos como essas festas fazem parte da vida dos mineiros e da importância delas. Temos muitos festivais de qualidade espalhados por todas as regiões do estado e que reúnem diferentes manifestações culturais”, acrescentou Cris Kumaira, diretora de Comunicação da Cemig.

O secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, celebrou a iniciativa. “Isso que a Cemig faz representa um passo gigantesco; dá clareza e transparência para os patrocínios, e, sobretudo, dá oportunidade para o interior apresentar os seus projetos. Obrigado por essa parceria constante”, pontuou.

compartilhe