Encontro de Turismo e Cultura reúne gestores de todas as regiões mineiras em BH 

Os municípios associados ao CTMAM marcaram presença no 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com uma delegação composta por conselheiros e gestores do setor. O evento, que começa hoje, dia 26 e segue até esta sexta-feira, 28, em Belo Horizonte, reforça a importância da participação ativa no fortalecimento das políticas públicas culturais e turísticas do estado. Com um total de 5,1 mil vagas gratuitas, a iniciativa busca qualificar e atualizar os profissionais das áreas de cultura e turismo.

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em parceria com o Sebrae Minas, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e a Associação Mineira de Municípios (AMM), o encontro tem como objetivo a disseminação de conhecimento, networking e a troca de experiências entre os gestores municipais.

A programação inclui debates e palestras que abordam as políticas públicas voltadas para o setor, além de momentos estratégicos de troca de ideias entre os participantes. O evento pretende fortalecer a relação entre os municípios e o governo estadual, promovendo discussões sobre desenvolvimento sustentável, estruturação do turismo local e fomento à cultura mineira. O tema central deste ano, “Ano da Cozinha Mineira”, evidencia a rica tradição gastronômica do estado como fator de identidade e potencial econômico.

O CTMAM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios e considera o encontro uma oportunidade para ampliar horizontes e construir projetos inovadores. A participação no evento demonstra a relevância da colaboração entre gestores municipais e estaduais para a promoção de ações que impulsionem o turismo e a cultura como vetores de crescimento econômico e social da Região Turística da Mata Atlântica.

Durante o Encontro, acontecerá, conjuntamente, a Feira de Produtores Rurais, um espaço dedicado à valorização da produção artesanal e familiar do meio rural, promovendo o contato direto entre produtores e consumidores.

Nesta quarta-feira, dia 26, as equipes técnicas do Cadastur, Arquivo Público, Biblioteca Estadual, Plataforma Integrada do Turismo (PIT), Instituto Estadual  do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e Rede Minas estarão prestando atendimento aos participantes do evento em mesas localizadas no foyer. 

Também nesta quarta-feira, 26, acontecem a abertura e as primeiras atividades, na Sala Minas. Na quinta, dia 27 o evento será realizado em diferentes espaços culturais de Belo Horizonte proporcionando uma experiência dinâmica e enriquecedora. As atividades acontecerão na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e na Sala Minas Gerais, locais que oferecem infraestrutura adequada para debates, palestras e interações entre os participantes. Na sexta-feira, 28, está prevista uma visita técnica Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Para conferir a programação completa, clique aqui….