Ativo 3

Encontro reúne conselheiros e gestores de Turismo do Circuito Mata Atlântica

Uma reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 14, no Empório da Serra, no Ipaneminha, zona rural de Ipatinga, marcou as atividades do 4º Encontro de Gestores e Conselheiros Municipais do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas). Estiveram presentes mais de 50 pessoas, entre conselheiros, o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) anfitrião, Augusto Morato; o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, acompanhado de seu vice, José Anicio de Oliveira (Oliveirinha) e membros de equipes de governo que cuidam da gestão turística dos municípios associados à IGR (Instância de Governança Regional). A programação contou, além de uma assembleia de prestação de contas das atividades do CTMAM e a apresentação de uma série de projetos e atividades que estão sendo realizadas pelo CTMAM e o Sebrae,; com a entrega de um veículo zero quilômetro, fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Celinho Sintrocel, que também marcou presença.

Na ocasião, o presidente do CTMAM, Hélio Anício, apresentou os resultados obtidos no último ano da IGR , que trabalhou incansavelmente no impulsionamento das atividades turísticas das cidades associadas além da realização de eventos, consultorias, palestras, elaboração de projetos, captação de recursos, dentre outras demandas. Para Anício, o momento é de extrema importância para ações unificadas no turismo regional. “Depois de uma pandemia que nos deixou preocupados, estamos vivendo grandes momentos., retomando o protagonismo com um turismo de qualidade, belas paisagens e com a nossa gastronomia que é inigualável. Além disso, mantemos a credibilidade do CTMAM intacta e nunca deixamos de trabalhar pela unidade de nossos associados para um grande propósito que é o Turismo. Com um planejamento estratégico bem consolidado e atores realmente comprometidos, estamos conseguindo fazer a diferença em Minas, sempre chamando a atenção de nossos co-irmaos e vamos continuar avançando.”

Após o almoço, os participantes fizeram um tour por Ipatinga, conhecendo locais como as ruínas restauradas e preservadas da Estação Pedra Mole, no Cariru e o Centro de Memória da Usiminas, no antigo grande Hotel, no Castelo, atividade esta organizada pelo Comtur de Ipatinga. O atual quadro de associados ao CTMAM tem os seguintes municípios: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Inhapim, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga.