Ativo 3

Estrada que leva ao Parque Estadual do Rio Doce está perto de ter sua pavimentação concluída

Ao que tudo indica, está cada vez mais próximo o término dos trabalhos de pavimentação dos 57 Km da MG-760, que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria até a entrada da cidade de São José do Goiabal, próximo à BR 262. Segundo o último informe do Governo de Minas, faltam apenas 2,5 Km e se tudo correr bem, esse trecho deve ficar pronto até o final deste mês. Além disso, seis quilômetros da MG-320, que faz a ligação entre a MG-760 e BR-262 será totalmente recuperada e terá inclusive, alguns pontos alargados.

A obra, que foi retomada em abril de 2021, depois de ficar três anos paralisada, tem um custo de R$ 110 milhões, recursos esses advindos de um acordo com Vale do Rio Doce, por causa das compensações devida ao rompimento da barragem de Mariana, em 2015. A história da pavimentação da MG 760 é antiga e remonta à decada de 80, quando o então governador de Minas, Newton Cardoso (1987-1991), assinou a primeira ordem de serviço. Entretanto, os trabalhos mal tiveram início. Em 2013, o então governador Antônio Anastasia (2013-2016), assinou nova ordem de serviço e, desta vez, houve alguns avanços. Entretando, questões ambientais provocaram nova paralisação. Em 2017 – julho – o governador Fernando Piimentel (2015-2019), assinou nova ordem de serviço, que foi suspensa um ano depois.

Além desta pavimentação, o projeto prevê a construção de um contorno rodoviário em Timóteo, visando desviar o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade. Mas, por enquanto, não há previsão de quando esses trabalhos serão feitos.

A MG-760 é a via que leva os turistas para o entrada principal do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria. Com o seu asfaltamento, acredita no crescimento exponencial do fluxo de pessoas visitando o local nos finais de semana e feriados, trazendo reflexos positivos para a ecomomia da Região da Mata Atlântica.