Ativo 3

Expo Usipa fortalece destino turístico Mata Atlântica de Minas

A Expo Usipa, tradicional evento industrial, comercial e cultural, possibilitou este ano que aos municípios filiados ao CTMAM apresentassem seus principais atrativos, buscando atrair visitantes e gerando oportunidades de negócios, conciliando o desenvolvimento turístico com a preservação da biodiversidade, valorizando as tradições culturais das comunidades. Para mostrar aos visitantes uma região organizada no que tange ao turismo, com atrativos e uma infraestrutura apta a receber visitantes, a Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço), em parceria com o CTMAM, investiu na promoção do destino, com a participação dos municípios associados.

Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, “a participação foi extremamente bem sucedida, alcançando seu objetivo principal: mostrar aos visitantes sobre a importância da atividade turística e que a região conta com os mais variados atrativos naturais, de aventura, culturais e gastronômicos, muitos deles a poucos quilômetros de distância de nossas casas. Ao engajar o público presente, a iniciativa conseguiu disseminar informações relevantes sobre o turismo e incentivar as pessoas a conhecê-los”, comentou.

Durante os quatro dias de feira (19 a 22 de julho), um grande contingente de pessoas passou pelo local, com destaque para o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Calixto Alves, o novo diretor da Armva, Mauro Guimarães, o presidente da Usipa, Lucas Lima Mesquita, o presidente da Regional Vale do Aço da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), Flaviano Gaggiato; o presidente da Aciapi (Associação Comercial de Ipatinga), Luiz Henrique Alves. No estande, uma grande e variada quantidade de material promocional trazia informações de cada cidade; incluindo ainda o Parque Estadual do Rio Doce, a Rota do Mutum e o Ipatinga Rural. Para encantar e atrair os olhares, os expositores proporcionaram um momento diferenciado com a degustação de produtos típicos da nossa culinária, todos eles produzidos aqui mesmo, de maneira artesanal.

A participação na feira foi avaliada positivamente pelos expositores – Para Márcia Marota, da Rota do Mutum, a feira foi uma excelente oportunidade para o grande público conhecer os produtos e serviços oferecidos pelo roteiro, que acontece em percurso de 50 km no município de Ipaba. Empreendedores de outro importante roteiro da região, o Ipatinga Rural, Belinha Sampaio e Ulisses Oliveira, destacaram a chance que tiveram de apresentar o trabalho que fazem, além de convidar aos visitantes para que eles possam, a poucos quilômetros de suas casas, conhecerem excelentes opções de lazer e entretenimento.

Já Graziela Dutra, de Bom Jesus do Galho, viu na Expo Usipa um cenário de troca de ideias e experiências. “Essa e outras ações fazem parte da iniciativa de nos tornamos mais próximos uns dos outros, nos conhecendo melhor”. Quem também avaliou como positiva a participação foi o gestor de Turismo de Rio Piracicaba, Wagner Braga. “A Expo Usipa tem uma importância muito grande, pois tivemos a oportunidade de mostrar um pouquinho de nossas cidades, convidando as pessoas para nos visitarem.” Para Ana Cleide dos Santos, que organiza os passeios da Rota do Mutum e do Ipatinga Rural, a feira permitiu divulgar de maneira direta os produtos turísticos regionais, tornando-os ainda mais conhecidos.”