Gestores discutem futuro da cultura e do turismo em Minas durante encontro estadual

O estande da Região da Mata Atlântica tem sido um dos mais visitados na Travel Next Minas

Depois da abertura nesta segunda-feira, 18, continuou nesta terça-feira (19), em Belo Horizonte, o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Realizado no Expominas, o evento reúne até esta quarta (20) representantes de prefeituras, entidades culturais, setor produtivo e autoridades estaduais, em uma programação que destaca o tema “Minas do Futuro: Gestão que Transforma”.

Logo no primeiro dia, mesas e painéis trouxeram à tona debates sobre o papel da preservação do patrimônio como estratégia para o desenvolvimento econômico regional. Participaram das discussões representantes do Iepha-MG, da Fundação de Arte de Ouro Preto e do Instituto Espinhaço, reforçando a importância da integração entre cultura, identidade e geração de oportunidades.

A programação desta quarta-feira segue integrada à Travel Next Minas, com atividades distribuídas em dois auditórios temáticos: AMA (Ano Mineiro das Artes) e TEM (Turismo, Experiência e Mineiridade). Serão realizadas palestras, oficinas e mesas-redondas com foco em bibliotecas, museus, arquivos, editais culturais, turismo criativo, sustentabilidade e experiências autênticas ligadas à mineiridade.

Durante o evento, também foi anunciada uma iniciativa de apoio financeiro às Instâncias de Governança Regional (IGRs), com repasse de R$ 100 mil para cada circuito turístico, por meio de parceria com a Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais). A medida integra ações de fortalecimento regional promovidas pelo Governo de Minas. O valor total do repasse à todas as IGRs pode chegar a R$ 4,8 milhões.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o encontro reafirma o papel de protagonismo de Minas no cenário nacional: “Minas Gerais tem hoje um dos ecossistemas culturais e turísticos mais consolidados do Brasil. O Encontro de Gestores é um marco anual que articula, capacita e impulsiona políticas públicas inovadoras, descentralizadas e sustentáveis. A partir da gestão local, com o apoio do Estado, estamos projetando um futuro em que a cultura e o turismo mineiros se tornam ainda mais protagonistas, dentro e fora do Brasil”, afirmou.

Marcando presença
O CTMAM se faz presente com uma delegação composta de membros da Diretoria e gestores dos setores de Cultura e de Turismo dos municípios associados. Além disso, o CTMAM está com um estande montado no espaço organizado pela Secult, divulgando cada uma das 20 cidades atualmente circuitadas e, também os principais produtos turísticos da região atualmente: a Rota Vales dos Tropeiros CicloturismoIpatinga RuralRota do Mutum; Serra dos Cocais Roteiro Turístico.

A delegação do CTMAM é uma das mais ativas e participantes no 8º Encontro de Gestores

A presidente da Fecitur, Teresa Lemos, durante visita ao estande do CTMAM