Inovação, criatividade e integração: assim foi o Grande Gestur 2025 em Juiz de Fora. – Foto: Divulgação
O “Grande Gestur”, como foi nomeado pelo JFCVB (Juiz de Fora Conventions Visitorus Bureau) consolidou-se em novembro como um dos mais importantes fóruns nacionais dedicados à cultura, criatividade e inovação no turismo e nos eventos. A edição, realizada na principal cidade da Zona da Mara mineira, reuniu 40 palestrantes de destaque nacional e internacional e recebeu cerca de 500 participantes vindos de mais de 50 municípios, especialmente da região Sudeste.
Com uma programação intensa, o Fórum promoveu debates estratégicos sobre o fortalecimento do setor, com foco na integração entre cultura, criatividade e inovação para o desenvolvimento sustentável e competitivo de empresas e destinos turísticos. O evento contou com a presença de autoridades como a prefeita Margarida Salomão (Juiz de Fora) e do presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, reforçando seu peso institucional.

A reunião do CET-MG contou com a presença da presidente da Fecitur/MG, Teresa Lemos (d) e o presidente da IGR Mata Atlântica, Hélio Anício (e): diálogo, alinhamento e planejamento para fortalecer o turismo mineiro.
Inserido na ampla programação do Gestur, ocorreu também — como atividade paralela — a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET-MG) foi conduzida pela Subsecretária de Turismo, Patrícia de Cássia Gomes. Diferentemente do protagonismo do Fórum, a reunião representou um momento pontual de articulação técnica e institucional entre conselheiros, representantes regionais e órgãos parceiros. O CTMAM, representado por seu presidente, Hélio Anício, acompanhou as discussões e reforçou a importância da presença da IGR Mata Atlântica de Minas em pautas estratégicas.

Unindo ideias, regiões e propósitos: mais um passo para o avanço do turismo em Minas.
Durante conversas com diretores do Convention Bureau, destacou-se a parceria com o Convention do Vale do Aço e surgiu a proposta de ampliar a integração entre as unidades mineiras e a entidade nacional, ideia prontamente acolhida pela direção estadual, que se comprometeu a aproximar conventions, IGRs e Fecitur, fortalecendo uma atuação colaborativa em Minas Gerais.
Enquanto isso, o Gestur manteve o protagonismo ao longo de toda a semana, reunindo gestores públicos, empresários, pesquisadores, lideranças regionais e profissionais do turismo em debates, painéis temáticos e atividades de formação. A atuação do Juiz de Fora Conventions & Visitors Bureau e as contribuições de Thaís Lima ampliaram ainda mais a circulação de ideias, incentivando modelos de gestão colaborativa, práticas sustentáveis e estratégias inovadoras para o turismo de negócios e eventos na Zona da Mata.

Articulação e governança: pilares discutidos na reunião do Conselho Estadual de Turismo.
Em meio à programação, Hélio Anício destacou que participar de espaços como o Gestur é essencial para o fortalecimento do setor. “Estar presente em um evento dessa magnitude reforça a importância de acompanharmos onde as grandes decisões e tendências são construídas. O fortalecimento do turismo passa pela integração entre as regiões e pela capacidade de transformar criatividade, cultura e inovação em oportunidades reais. Voltamos motivados e confiantes de que 2026 será um ano de grandes entregas para o Vale do Aço e toda a nossa região,” afirmou. O presidente também celebrou o avanço no diálogo com os Conventions mineiros, ressaltando que a união de esforços amplia as possibilidades de desenvolvimento integrado.
Ao final, ficou evidente que o Gestur 2025 cumpriu seu propósito de impulsionar conexões, inspirar soluções e consolidar Minas Gerais como referência nacional em planejamento, inovação e colaboração no turismo.





