Ativo 3

Ipatinga terá show da Esquadrilha da Fumaça

Um dos mais tradicionais shows aéreos do país estará presente no Vale do Aço neste sábado, 11, como parte das comemorações dos 60 anos de Ipatinga. É a Esquadrilha da Fumaça da FAB (Força Aérea Brasileira), que estará sobrevoando a cidade às 16h. Antes, de 9h às 10h30, os aviões do grupamento estarão no Aeroporto Regional, em Santana do Paraíso, para fotos e interação com o público.

Somando as equipes de manutenção, comunicação, saúde e administração, a Esquadrilha da Fumaça vai mobilizar 21 pessoas. A exibição envolverá sete aeronaves turboélice, modelo A-29 Super Tucano.

O show é recheado por mais de 50 manobras de alta performance, com duração de cerca de 35 minutos. Entre as principais acrobacias estão a bomba, o desfolhado, o break, o looping, o tonneau reverso e o coração. O voo invertido em formação, especialidade do EDA, é exclusivo, e garante à Esquadrilha um recorde mundial que se mantém desde 2006: 12 aeronaves voando de cabeça para baixo por 30 segundos, percorrendo três mil metros.

A Esquadrilha da Fumaça é reconhecida mundialmente por sua impressionante performance aérea. Composta por pilotos altamente habilidosos, a equipe executa manobras arrojadas e sincronizadas que encantam o público em eventos aeronáuticos e festivais pelo Brasil e até mesmo no exterior. Suas acrobacias no céu, acompanhadas por rastros de fumaça colorida, criam um espetáculo visual inesquecível, demonstrando precisão, destreza e profissionalismo da mais alta qualidade.

Além de entreter multidões com suas acrobacias, a Esquadrilha da Fumaça também desempenha um importante papel na promoção da aviação e na inspiração de jovens aspirantes a pilotos. Com suas apresentações impecáveis, eles inspiram admiração e orgulho, representando o espírito de excelência e dedicação das Forças Armadas do Brasil.

O prefeito Gustavo Nunes expressou sua gratidão por receber novamente esse show acrobático que encanta a todos, ressaltando a honra para a cidade sediar, sem custos, a exibição dos oficiais aviadores. “Pedimos também à população que não se atrase. O ideal é chegar com antecedência para não perder nem um minuto desse espetáculo maravilhoso, que é reconhecido não só no Brasil, mas em todo o mundo”, aconselhou.