Ativo 3

Minas vai capacitar profissionais para o Turismo e Cultura

O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira, 20, o Programa Minas Forma, que oferece cursos gratuitos de formação profissional, ministrados pelo Senac-MG. Nesta fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços, com apoio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais). O programa, destinado a famílias de baixa renda, terá início com a disponibilidade 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios Minas Gerais, entre eles Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. A mobilização dos alunos ficarão por conta das unidades do CRAS de cada município.

Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.

Para a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane Miriam, a iniciativa se insere no crescimento do setor no estado, fruto de políticas públicas da Secult-MG e da vocação dos setores ligados à economia da criatividade, qualificando a mão de obra e suprindo a demanda do mercado de trabalho e em acordo com os setores que mais abrem vagas. Com 31 milhões de visitantes recebidos em 2023, o estado ocupou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses, conforme o IBGE,

“Os turistas querem vir para Minas, conhecer nossa diversidade, e para continuarmos crescendo e com solidez precisamos também capacitar a nossa força de trabalho, e estes cursos vêm atender essa demanda do mercado e contribuir para que essa pauta tenha ainda mais sucesso”, comemorou Josiane.