Plano Diretor do Turismo Verde é lançado em Belo Horizonte

Durante o 1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS), foi lançado o Plano Diretor do Turismo Verde, iniciativa que visa consolidar Minas Gerais como referência no turismo sustentável. O CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas), participou do evento, que aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte.

Entre as ações previstas, destaca-se a criação do selo Turismo Verde Minas, destinado a certificar empresas, estabelecimentos comerciais e destinos turísticos comprometidos com critérios rigorosos de sustentabilidade. Essa certificação foi oficialmente apresentada durante a Brazil Travel Market (BTM), realizada uma semana antes, em Fortaleza (CE).

Segundo a secretária adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, reforçou a importância do turismo para a economia local, apresentando dados que apontam que, até 2030, um em cada 10 empregos será ligado ao setor. O plano apresenta diretrizes como Sustentabilidade e Conservação, com foco no turismo de baixo impacto e preservação ambiental; Educação e Sensibilização, por meio de capacitações e educação ambiental; e Turismo comunitário e inclusivo, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento regional. Além disso, há ações estruturantes voltadas para infraestrutura verde e políticas de incentivo, que fomentam um empreendedorismo sustentável.

O selo Turismo Verde Minas é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação, Codemge, InvestMinas, Sebrae-MG, Fecitur-MG e outras entidades do setor. A iniciativa busca promover o turismo qualificado, garantindo sustentabilidade e comercialização de produtos e serviços turísticos. A Codemge será responsável por definir critérios que priorizem investimentos em obras e infraestrutura que gerem maior impacto positivo nos territórios, incentivando o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e à inclusão social.