Com mais de 200 crianças alcançadas, além de seus professores, o Projeto Eu Passarinho fez um balanço das atividades realizadas este ano com alunos de escolas de Marliéria e Timóteo. A iniciativa visa levar aos alunos a emoção de ver pela primeira vez uma ave colorida e aprender mais sobre seus hábitos enquanto aprecia seu canto na natureza. Além das oficinas realizadas nas escolas, estão previstas atividades abertas ao público geral no Parque Estadual do Rio Doce e em áreas verdes da região.
As atividades incluem uma palestra sobre observação de aves, uma oficina prática onde os alunos praticam a observação de aves na própria escola e uma oficina de arte onde as crianças podem dar asas à imaginação por meio de pinturas e desenhos utilizando técnicas diversas.
Além da agradável manhã de muito aprendizado, os alunos recebem de presente um guia de campo publicado especialmente para uso nas atividades do projeto, por meio do qual podem ampliar ainda mais seus conhecimentos e dar seus primeiros passos na observação de aves.
Experiência, impacto local e próximos passos
As ações do Eu Passarinho utilizam dinâmicas criativas para ampliar o aprendizado, transformando assim o ambiente escolar. As crianças participam de atividades artísticas, como ilustrações e pinturas de aves, criação de modelos, dentre outros. Educadores têm elogiado o impacto positivo do projeto, que integra biologia, arte, conscientização ambiental e incentiva a apropriação das áreas verdes da região para atividades recreativas.
Interessados em participar das atividades poderão ficar por dentro das próximas datas por meio do site do projeto https://www.projetoeupassarinho.com/ na aba oficinas, e pelo Instagram @eupassarinho.projeto