Ativo 3

Antônio Dias sanciona lei que estabelece rota de cicloturismo

O prefeito de Antônio Dias, Benedito de Assis, o Ditinho, sancionou, em 29 de fevereiro, a lei municipal 1.801, se tornando o primeiro município a estabelecer e reconhecer a Rota Turística de Cicloturismo Vales dos Tropeiros. Esta iniciativa promete não apenas atrair mais visitantes para a cidade, mas também fortalecer a economia local e preservar o patrimônio cultural da região.

Com a implementação da Rota Vales dos Tropeiros, espera-se um significativo incremento na atividade turística em Antônio Dias. Ciclistas e amantes do turismo sustentável serão atraídos pelas belezas naturais da região, como cachoeiras, trilhas e paisagens deslumbrantes. Além disso, a oferta de serviços e estruturas adequadas para receber os turistas deverá ser ampliada, gerando postos de trabalho e movimentando a economia local.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Antônio Dias, Hálesi Carvalho, as diretrizes estabelecidas pela lei visam impulsionar o cicloturismo na região, promovendo o desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e valorização da produção rural tradicional. Ele destacou ainda que a diversidade de atrativos ao longo da rota, que passa por antigas trilhas utilizadas pelos tropeiros, proporcionará uma experiência única e enriquecedora para os visitantes. “A gastronomia local, o artesanato regional e as manifestações culturais também serão valorizados, contribuindo para a promoção da identidade e da autenticidade do destino turístico”, comentou.

A Rota Turística de Cicloturismo Vales dos Tropeiros abrange cerca de 196 quilômetros e conecta os municípios de Antônio Dias, Dionísio, Marliéria, São Domingos do Prata e Timóteo. Esta rota, de acordo com a legislação, é definida como um trajeto de curta ou média distância que liga pontos turísticos locais, fortalecendo sua identidade através do uso turístico da bicicleta.

O projeto é uma iniciativa do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) em parceria com o Sebrae/MG, Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, Armva (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço), empreendedores e profissionais especializados em cicloturismo e em turismo sustentável, visando promover o uso da bicicleta como meio de lazer na região.

A Represa de Sá Carvalho, em Antônio Dias, é um das atrações para quem fizer a Rota Vales dos Tropeiros (Foto: Divulgação)