O Festival AfroDias chega à sua 3ª edição reafirmando sua força como um dos mais importantes encontros de cultura, ancestralidade e arte da região. Realizado na Comunidade Quilombola do Baú, o evento celebra as raízes afro-brasileiras e o poder da coletividade, reunindo moradores, artistas, escolas e visitantes em dias de trocas, aprendizados e celebração.
Com o tema “Com a força divina vivendo em união, resistimos e superamos as lutas diárias”, o evento celebra a ancestralidade, a espiritualidade e a coletividade como pilares da resistência e da continuidade das tradições do povo negro. Neste ano, o AfroDias traz muitas novidades em sua programação, com palestras, oficinas de grafite, artesanato e culinária afro-brasileira, além de uma sessão de cinema e apresentações culturais que fortalecem a identidade e a resistência do povo quilombola.

Segundo Aline Nerina, presidente da Associação Quilombola do Baú, a expectativa é a maior possível. ‘Em 2024 tivemos fortes chuvas, e este ano temos a expectativa de que o tempo estará firme e bom. Além disso, iremos inovar, trazendo palestras, cinema, oficinas de grafite, artesanato e culinária afro-brasileira. Iremos receber escolas da região, então a expectativa para esse ano é a melhor possível. Esperamos vocês aqui, para participarem com a gente deste super evento que, através do projeto de lei do vereador Professor Hálesi, o festival está oficialmente no calendário de eventos culturais e turismo de Antônio Dias.”
Para Professor Hálesi, o evento tem uma importância simbólica e social do evento: “O Festival AfroDias é um marco cultural e social, que reforça a presença, visibilidade e valor da cultura afro-brasileira no município, fortalece a comunidade quilombola local, promove união, resistência e celebração, além de gerar benefícios simbólicos e práticos, econômicos, turísticos e de identidade”, comentou.
O Festival AfroDias é uma realização da Associação da Comunidade Quilombola do Baú, com recursos oriundos das leis federal e estadual de incentivo à cultura, com apoio da Prefeitura de Antônio Dias e dos governos do Estado e da União, reafirmando o compromisso coletivo com a valorização da cultura afro-brasileira e quilombola.








