Ativo 3

Usiminas prepara presépio de Natal para Ipatinga

Um grande presépio, construído de forma coletiva, com a participação de artistas e de pessoas da comunidade, será inaugurado na próxima terça-feira, 17, às 20h, no Centro Cultural Usiminas, anexo ao Shopping do Vale. Segundo os organizadores, cerca de 200 peças foram produzidas durante o último “Arte em Família” do ano, realizado no final de novembro. O encontro foi conduzido pelo artista plástico Leo Piló, também responsável pela concepção artística do Presépio Coletivo.
 
Mais de 200 pessoas estão envolvidas no processo de produção dos adereços do presépio coletivo. A começar pelos artistas da região do Vale do Aço, que compõem a equipe de Leo Piló para a construção das peças, confecção das roupas, adereços e cenografia do Presépio. A equipe é formada por Assis de Zévila, Jaísa Rodrigues de Souza, Rita Bordone, Berenice Campelo, Cássia Albuquerque, Marina Victoretti, Rosangela Ladislau, Fernanda La Noce, Marlene Salazar, Josélia Duarte, Helena Nunes, Rosinávia Fontes Omura e Hilda Antônia Azocar.

Além de trabalharem diretamente no ateliê colaborativo, instalado no Centro Cultural Usiminas, os artistas comandam as campanhas de mobilização para coleta de caixas cartonadas. Também multiplicam as técnicas de reaproveitamento das caixinhas por meio de oficinas em escolas, entidades e associações.

compartilhe