CTMAM marca presença no 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, em Belo Horizonte

Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, reforça protagonismo do Estado em liderar iniciativas que unem cultura, turismo e sustentabilidade (Foto: Leo Bicalho)

Belo Horizonte se transformou na capital nacional do turismo sustentável entre os dias 1º e 3 de outubro, ao sediar o 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável. O evento, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), reuniu representantes de diversas regiões do país e se consolidou como uma das principais plataformas de debate sobre políticas públicas, inovação e valorização dos territórios. Na solenidade de abertura, a secretária Bárbara Botega destacou que a forma como a sustentabilidade é indissociável ao fomento ao turismo e à cultura em Minas Gerais. “As nossas montanhas, cachoeiras e patrimônios são símbolos do estado. Preservá-los é garantir que Minas continue atraindo visitantes e fortalecendo sua economia de forma responsável. O Congresso reafirma o compromisso do Governo em estruturar políticas públicas que deem perenidade a esse caminho”, afirmou.

O Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM) esteve representado pela gestora Iolanda Furbino, que acompanhou as discussões e destacou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas de turismo verde no Estado. Para Iolanda, o congresso reafirmou o papel de Minas Gerais como referência nacional em turismo sustentável, especialmente por meio de iniciativas pioneiras como o ICMS Turismo, que distribui recursos aos municípios habilitados para fomentar o setor. “Foi um momento de aprendizado e de troca de experiências muito ricas. Discutir sustentabilidade no turismo é algo que deveria ser óbvio, mas que ainda precisa ser constantemente lembrado, para que essa consciência se torne efetiva nas práticas de cada gestor e empreendedor do setor”, destacou.

A programação contou com painéis temáticos sobre economia criativa, governança cultural e turística, patrimônio vivo, ESG, experiências imersivas e financiamento sustentável. Durante os três dias, especialistas nacionais e regionais apresentaram cases e debateram desafios e oportunidades para o futuro do turismo brasileiro. “Quando falamos em turismo que contempla a natureza, que é símbolo do nosso Estado, é fundamental pensar com responsabilidade, priorizando o consumo consciente e a valorização dos territórios. Esse é o caminho para atrair visitantes de forma sustentável e duradoura”, reforçou Iolanda.

O evento também contou com atividades práticas, incluindo visitas técnicas a destinos emblemáticos de Minas Gerais. No último dia, os participantes puderam escolher entre dois roteiros: uma experiência imersiva no Trem da Vale, com destino a Barão de Cocais e ao Santuário do Caraça, ou uma visita guiada ao Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo. As vivências reforçaram o propósito do congresso de unir teoria e prática, conectando cultura, natureza e sustentabilidade em um mesmo percurso.

Realizado na véspera da COP30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o congresso ganhou ainda mais relevância por promover reflexões alinhadas ao debate global sobre o futuro do planeta. “A sustentabilidade é o futuro do turismo. E o futuro começa agora, nas ações, nas políticas públicas e nas escolhas conscientes de cada território”, afirmou a gestora do CTMAM, sintetizando o espírito do evento que une inovação, responsabilidade e esperança em um mesmo propósito: fazer do turismo uma ferramenta efetiva de transformação e preservação.

compartilhe