Uma parceria inédita entre a Embratur e o Google vai permitir a digitalização e o impulsionamento dos negócios no setor de Turismo em todo o país. A iniciativa prevê a capacitação gratuita de empreendedores para a inserção dessas empresas no ambiente digital, além de treinamento para uso de ferramentas da plataforma para identificar tendências de mercado. O público alvo são as cerca de 35 mil micros, pequenas e médias empresas que atuam no segmento.
No treinamento, os empresários poderão aprender as principais técnicas de digitalização, de modo que possam gerenciar a sua presença digital e expandir seus negócios por meio da internet. Essas empresas também serão treinadas para monitorar tendências de pesquisas de viagem com base em dados do Google, orientando os negócios a focar sua estratégia com base no que as pessoas estão, de fato, procurando naquela região.
“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas. E, hoje, toda esta demanda de consumo de viagens está na internet: lá nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos. Então esta parceria com o Google, que já tem todas as ferramentas e a expertise do digital, é essencial para o turismo brasileiro.” comentou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Quando falamos de digitalização, ela vai muito além do e-commerce. O turismo brasileiro, por exemplo, é o 11º maior mercado do mundo e corresponde a 7,8% do PIB nacional, segundo o próprio Ministério do Turismo. Por isso, aqui no Google, temos trabalhado em novas parcerias e soluções que possam ajudar esse setor crescer ainda mais e usar todo seu potencial por meio do digital”, explicou Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.
As empresas interessadas em participar podem se inscrever por meio deste link.