Ipatinga lança mapa turístico bilíngue com atrativos georreferenciados

O prefeito Gustavo Nunes apresentou o Mapa Turístico de Ipatinga, destacando suas atrações e seu potencial para desenvolver a atividade no município – Foto: Marcelo Luciano (CTMAM)

Lançado no último dia 21, durante a programação do estande “Espaço Turismo”, na quinta edição da Feiraço, o novo Mapa Turístico de Ipatinga foi oficialmente apresentado ao público com a presença do prefeito Gustavo Nunes. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo local, integrando atrações culturais, rurais, de lazer, natureza, esportes e negócios.

Desenvolvido pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Turismo (Semdetur), com o apoio das secretarias de Comunicação, Planejamento e Dados, além do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o mapa reúne 39 atrativos georreferenciados, oferecendo uma ampla visão do potencial turístico do município. Entre os destaques estão parques, centros culturais, fazendinhas, trilhas, além de bares, restaurantes e pousadas.

Segundo Nunes, que ressaltou seu entusiasmo com o produto, o material foi pensado para atender tanto o público local quanto visitantes nacionais e estrangeiros. Ele destacou outro importante referencial – QR Codes que direcionam o usuário para o Google Maps, facilitando o acesso e localização dos pontos turísticos. O prefeito frisou que a proposta do material é proporcionar ao turista autonomia e uma experiência prática e imersiva em sua jornada pela cidade.

“Mais do que um simples guia, o mapa busca consolidar Ipatinga como destino de visitação familiar, turismo rural e de negócios, promovendo novas experiências tanto aos turistas quanto aos próprios moradores. A ação também reforça o roteiro ‘Ipatinga Rural’, lançado anteriormente, e antecipa a instalação da sinalização turística, aguardada há mais de duas décadas”, comentou.

Com previsão de lançamento de novos roteiros e produtos turísticos até deste ano, Nunes aposta no turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social. O lançamento do Mapa é uma dessas estratégias, incluindo a ampliação da visibilidade dos atrativos locais e o estímulo ao empreendedorismo, promovendo Ipatinga como cidade acolhedora e plural.